Nesta terça-feira (7), foi divulgada a quinta lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza, porém, os brasileiros ficaram de fora novamente. A lista, composta por 605 estrangeiros, é dominada por alemães (159), seguidos por cidadãos da Romênia (104), Ucrânia (102), Canadá (80), França (61), Moldávia (51), Filipinas (46) e Reino Unido (2).
O Itamaraty espera que os 34 brasileiros aguardando permissão para sair da Faixa de Gaza sejam adicionados à lista de amanhã (8), conforme afirmou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. Ele recebeu garantias do ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, de que os brasileiros deixariam a zona de conflito até a quarta-feira.
A única entrada e saída de pessoas e mercadorias na Faixa de Gaza ocorre pela fronteira de Rafah, conectando o Egito ao enclave palestino. Desde a última quarta-feira (1º), estrangeiros e palestinos feridos têm sido autorizados a deixar Gaza. Contudo, a fronteira foi fechada no sábado (4) após Israel bombardear um comboio de ambulâncias com feridos autorizados a deixar o país. A fronteira foi reaberta somente nesta segunda-feira (6).
De acordo com o Itamaraty, a lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza é elaborada por autoridades egípcias e israelenses.