Com a proximidade do Natal, um levantamento realizado em todas as capitais brasileiras pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, trouxe informações relevantes sobre os hábitos de consumo durante a celebração festiva.
De acordo com os dados obtidos, o consumidor brasileiro planeja desembolsar, em média, R$ 322 para os preparativos da ceia e/ou do almoço de Natal. O estudo ainda revela que 99% dos entrevistados têm a intenção de celebrar a data, sendo que 44% optarão por comemorar em casa, 18% na casa dos pais e 16% na residência de outros familiares.
Uma abordagem interessante identificada pela pesquisa é a forma como as despesas são compartilhadas entre os participantes da celebração. Trinta por cento dos entrevistados planejam contribuir com um valor financeiro, enquanto 28% pretendem dividir as despesas levando um prato, e 12% têm a intenção de arcar integralmente com os custos da comemoração.
José César da Costa, presidente da CNDL, ressaltou a importância de manter um equilíbrio nos gastos nesta época festiva. “Esta é uma época de muitas comemorações e trocas de presentes. As famílias mantêm a tradição de realizar as ceias e os almoços. Para que tudo isso não pese no bolso, os consumidores podem usar a criatividade para não sair do orçamento. As brincadeiras de troca de presentes e a divisão da ceia entre os participantes são excelentes opções.”
Outro dado relevante é a intenção de compra de roupas, sapatos ou acessórios novos para utilizar na festividade natalina. Entre os brasileiros que pretendem celebrar o Natal, 62% planejam adquirir uma peça nova de vestuário ou acessório, com um gasto médio previsto de R$ 297, sendo essa prática mais comum entre as mulheres.