Em conversa com O POTI após a publicação da matéria “Vai alagar de novo?”, a vereadora Brisa Bracchi denunciou que o prefeito Álvaro Dias orientou os parlamentares de sua base a votar contra emendas propostas por ela durante a revisão do Plano Plurianual 2022-2025. As emendas, segundo Bracchi, incluíam verbas para a manutenção e recuperação de áreas de alagamento e concessão de auxílio moradia a famílias em situação de risco.
“Durante o processo de revisão do Plano Plurianual (PPA), apresentamos algumas emendas para garantir orçamento para obras de manutenção e recuperação de pontos de alagamento já muito conhecidos pela população e pela administração pública”, afirmou a vereadora.
Seis das emendas apresentadas pela parlamentar tratavam de recursos para:
- Drenar todas as bacias que contribuem para pontos críticos de alagamento em Natal
- Drenar a Av. Coronel Estevam, Bairro Dix-Sept Rosado
- Drenar a Avenida Av. Governador Tarcísio de Vasconcelos Maia, Candelária
- Promover manutenção mensal das bombas de todas as lagoas de captação de Natal
- Drenar e pavimentar a Rua Flor do Sertão, Conjunto Parque dos Coqueiros, bairro Nossa Senhora da Apresentação
- Concessão de Auxílio Moradia a Famílias com Moradia em Situação de Risco.
De acordo com Bracchi, o Álvaro Dias vetou as emendas com as justificativas de “especificidade demasiada” e “aumento significativo de orçamento”.
“O prefeito alega que ‘as emendas trazem especificações demasiadas para realização de serviços de drenagem e pavimentação’ e também que ‘as alterações geram um aumento significativo de orçamento para as suas realizações’, argumentos protocolares que demonstram a falta de prioridade da gestão com as reais necessidades de melhoria da estrutura da cidade, relatou Brisa.
A parlamentar também ressaltou a importância de adaptação às mudanças climáticas e à ocorrência de eventos extremos.
“Para além do descaso, para nós está claro que essa gestão é também negacionista climática. Eventos extremos já estão acontecendo em todas as partes do mundo e é dever do Poder Público adaptar as cidades e mitigar os impactos”, concluiu Bracchi.
Na última semana, Natal enfrentou chuvas intensas que mais uma vez resultaram em alagamentos em diversas ruas e avenidas, abertura de buracos e crateras nas vias, e desalojamento de mais de 200 famílias. Entre as áreas afetadas, a lagoa de captação do Santarém transbordou novamente, obrigando muitas famílias a deixarem suas casas pela segunda vez num intervalo de três semanas.
Acesse aqui as emendas sugeridas pela vereadora Brisa Bracchi
Ver esta publicação no Instagram
Leia mais:
Grande Natal tem série de alagamentos e crateras após fortes chuvas; confira vídeos e fotos
Diretor de Mídias de Natal atribui responsabilidade dos buracos nas vias da cidade à Caern