O candidato à Prefeitura de São José de Mipibu, Severino Rodrigues, pelo MDB, apresentou em seu plano de governo uma série de propostas para enfrentar os desafios na saúde pública do município. Dados do ranking Previne Brasil apontam que a cidade alcançou um dos piores índices de qualidade na saúde pública no Rio Grande do Norte, situação que Severino pretende reverter.
“A situação atual é reflexo da negligência de um grupo que está há 12 anos no poder e nada fez. E não é por falta de orçamento. A partir de 2025, trabalharemos para garantir uma saúde digna para nossos conterrâneos mipibuenses. Nós sabemos como fazer uma gestão que abrace a população, temos experiência e vamos colocar em prática”, afirmou.
Entre as principais ações propostas estão:
- Expansão das unidades de saúde e construção de anexos;
- Reestruturação das equipes de atendimento;
- Abastecimento regular da farmácia básica;
- Aceleração dos processos para realização de exames;
- Celebração de convênios para a realização de cirurgias eletivas no próprio município.
Severino Rodrigues reafirmou a necessidade de oferecer um atendimento mais ágil e eficiente à população. Ele apontou que os medicamentos básicos, como dipirona e paracetamol, estão em falta em muitas farmácias públicas. “Nós não vamos deixar faltar nenhum medicamento da farmácia básica”, afirmou.
O candidato também criticou a demora na realização de exames. “Hoje, os exames que são solicitados demoram até dois anos para serem realizados. Nós vamos resolver isso para atender de imediato”, disse, acrescentando que, caso eleito, buscará parcerias para garantir que cirurgias eletivas possam ser realizadas no próprio município, evitando a necessidade de deslocamentos para outras cidades.