A Casa de Cultura Popular de Parelhas Palácio Florêncio Luciano, construída em 1922, foi reinaugurada pela governadora Fátima Bezerra na tarde desta sexta-feira (12), após um período de seis meses de reformas. O local, referência cultural na região do Seridó, é palco de festividades tradicionais, manifestações populares e diversas atividades culturais, como aulas de violão, sanfona (em parceria com a Orquestra Sanfônica), dança e saraus poéticos.
A reforma, com um custo total de R$ 270 mil, foi financiada pela emenda do deputado estadual Francisco do PT (R$ 150 mil) e recursos da Fundação José Augusto (FJA). Os serviços incluíram reposição de madeiramento e telhas, revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias, recuperação de rebocos, além de uma nova iluminação e pintura em toda a estrutura.
“Estamos fazendo vários investimentos, e a Casa de Cultura é um patrimônio histórico e cultural, uma casa que acolhe as expressões mais legítimas do nosso povo no artesanato, na música, na literatura. Estamos trabalhando para melhorar as cidades, o nosso Estado e a vida de cada um dos norte-rio-grandenses”, afirmou a governadora Fátima Bezerra durante a reinauguração.
A Casa de Cultura, em funcionamento desde 2004, possui uma programação diversificada para a reabertura, incluindo atividades como Podcast, Arte na Casa, Forró da Craibeira, aulas de sanfona, concurso de Miss e Mister Estudantil, Festival de Música, Exposição Retalhos de Nossa História, Exposição de Argila, entre outras.
Gilson Matias, diretor-geral da Fundação José Augusto, ressaltou a importância da Casa de Cultura como um espaço de valorização e apoio à cultura local.
“O Palácio Florêncio Luciano é uma casa do povo que foi totalmente recuperada para servir à população. Aqui damos apoio ao artesanato, à literatura, à música com a orquestra sanfônica e ainda é ponto de comercialização da produção cultural. Cuidem da Casa de Cultura que hoje é um patrimônio totalmente recuperado e em atividade”.
Além da reinauguração da Casa de Cultura, a governadora Fátima Bezerra esteve em Brasília durante a semana para tratar do resgate do projeto de revitalização de quinze Casas de Cultura Popular pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), garantindo a continuidade das atividades culturais em diferentes municípios, semelhante ao que acontece em Parelhas.
Nas redes sociais, a governadora comemorou as entregas realizadas na cidade de Parelhas:
Ver essa foto no Instagram