Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 8 de março, a Casa Escola realiza uma ação solidária de arrecadação de suprimentos para mulheres que estão em situação de privação de liberdade no Complexo Penal Dr. João Chaves. A ação pretende angariar itens essenciais de higiene e saúde para 147 internas do pavilhão feminino, incluindo puérperas e seus bebês. Os interessados em contribuir com a campanha podem entregar os materiais na Secretaria da Casa Escola (Rua João Alves Flor, 3711 – Candelária) até a sexta-feira (8).
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), o pavilhão feminino do Complexo Penal Dr. João Chaves conta com 147 internas, sendo 121 mães. Priscila Griner, diretora da escola, explica que a campanha surgiu do desejo de ampliar o olhar para o 8 de Março. “Sentimos a necessidade de ir além, porque os gestos simbólicos que geralmente marcam a data não alcançam todas as mulheres. Muitas, aliás, em diferentes contextos, permanecem invisíveis para a sociedade. Foi essa inquietação que nos mobilizou, afinal, os incômodos são importantes, não é mesmo?”, questiona.
De acordo com a diretora da unidade, Rafaela Moura, muitas destas mulheres vivem em situação de abandono e solidão. “Muitas delas sequer recebem visita. Em nossa unidade, são 50 nesse contexto de abandono familiar. Por isso, campanhas como a que a Casa Escola está fazendo são extremamente bem-vindas”, destacou.
Confira o que pode ser doado:
Para as reclusas:
- Sabonete líquido
- Sabonetes em barra
- Detergente para louças
- Esponja para louças
- Desodorante roll on transparente
- Papel higiênico
- Creme dental
- Absorventes
- Shampoo
- Condicionador
- Creme de pentear
- Hidratante corporal
- Escova de dentes (cabo curto)
- Água sanitária
- Sabão em pó
- Sacos para lixo (pacote)
- Desinfetante
Para os bebês:
- Lenço umedecido
- Pomada para assaduras
- Cotonete para bebês
- Tesourinha sem ponta para unhas
- Tylenol baby