Casal Obama declara apoio à Kama Harris para presidência dos EUA - O POTI

Casal Obama declara apoio à Kama Harris para presidência dos EUA

Kamala Harris e Barack Obama se abraçam durante evento na Casa Branca em abril de 2022. Foto: Carolyn Kaster/AP.

Na sexta-feira (26), o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou publicamente seu apoio à pré-candidatura de Kamala Harris à presidência dos EUA. Com a desistência do atual presidente, Joe Biden, de concorrer à reeleição, Harris emergiu como a principal candidata do Partido Democrata.

As eleições presidenciais estão marcadas para o dia 5 de novembro, e do lado republicano, o ex-presidente Donald Trump foi escolhido como o candidato. Embora Harris seja a principal candidata, ela ainda disputará a nomeação com o senador Sherrod Brown. O candidato oficial do Partido Democrata será definido em uma convenção em Chicago, marcada para 19 de agosto.

Obama e Harris publicaram na rede social X (antigo Twitter) um vídeo em que a pré-candidata recebe uma ligação de apoio de Obama e sua esposa, Michelle. Na gravação, a ex-primeira-dama chama Harris de “minha garota, Kamala” e expressa orgulho pela candidata, afirmando que “isso será histórico”. Harris respondeu destacando a importância do apoio e da amizade dos Obamas.

Nós ligamos para dizer que Michelle e eu não poderíamos estar mais orgulhosos em apoiar você e vamos fazer tudo o que nós pudermos para que você passe por essa eleição, e chegue ao Salão Oval”, declarou Obama, sugerindo que a conversa ocorreu alguns dias antes e que Harris seria “uma presidente dos EUA fantástica“.

Esta foi a primeira vez que Obama apoiou publicamente Kamala Harris, embora, segundo a Reuters, ele já tivesse expressado apreço por ela em particular e mantido contatos regulares. A demora em declarar apoio publicamente pode ter sido influenciada pela forte amizade de Obama com Biden e a possível tensão que isso poderia causar.

Kamala Harris já teria o número suficiente de delegados para ser nomeada candidata à Casa Branca, com 2.579 delegados, de acordo com um levantamento da Associated Press – bem acima dos 1.976 necessários para a nomeação. Os delegados representam a vontade dos membros do Partido Democrata nas primárias, que decidem o candidato oficial.

Enquanto isso, a tensão entre Kamala Harris e Donald Trump tem aumentado, com ambos trocando acusações. Harris criticou Trump por arrastar o país para “um passado obscuro”, enquanto Trump afirmou que os democratas substituíram Biden por uma candidata “lunática” e “mentirosa”.

Harris declarou estar preparada para debater com Trump, acusando-o de recuar após concordar com um debate em 10 de setembro. Trump, por sua vez, disse estar disposto a debater, mas discordou da emissora de TV escolhida. Harris continuou a criticar o programa republicano, afirmando que ele busca “devolver os Estados Unidos a um passado obscuro” e que Trump quer retornar a políticas econômicas fracassadas e isenções fiscais para bilionários.