A Central de Atendimento ao Cidadão do Rio Grande do Norte vai inaugurar a primeira sala do Projeto Central Acolhe, para atendimento exclusivo às crianças com deficiência, em especial aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A novidade chega em fevereiro na unidade do bairro de Capim Macio, na Zona Sul.
O objetivo é oferecer um ambiente acolhedor e adequado, que facilite a interação e atendimento personalizado às necessidades das crianças com deficiência na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ideia é que a sala tenha menos poluição sonora e visual, o que contribui para a redução de desconfortos sensoriais, frequentes em casos de TEA. O planejamento do projeto contou com a participação de profissionais da psicologia especializados no tema e mãe atípicas, que têm filhos com deficiência.
A Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (CODACI) pretende inaugurar outros espaços do tipo em suas centrais ainda em 2024, no bairro Potengi, na Zona Norte, e nos Terminais Rodoviários de Mossoró, Caicó, Currais Novos e São Miguel.
“Identificamos a demanda crescente no atendimento a esse público e estamos, há meses, planejando com cuidado um espaço que seja acolhedor e facilite o bem-estar dessas crianças, por isso o nome Central Acolhe. Queremos proporcionar esse sentimento de acolhimento em cada detalhe do novo ambiente”, disse o coordenador-geral do Programa Central do Cidadão, Luis Renato Nogueira.