O Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó, uma nova unidade da Liga Contra o Câncer, abrirá suas portas de forma progressiva a partir de julho. Localizado no bairro Paizinho Maria, na BR-226, o centro iniciará com dois consultórios médicos em funcionamento, além de oferecer serviços de mamografia e quimioterapia.
Segundo Arthur Villarim, coordenador médico da Liga Contra o Câncer, a unidade contará com seis consultórios médicos, uma sala para pequenas cirurgias, mamógrafo digital, dois aparelhos de ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética quando estiver totalmente operante. “Nosso objetivo é reduzir o deslocamento de pacientes. Hoje, cerca de mil pessoas de 38 municípios das regiões Seridó, Potengi e Trairi fazem tratamento em Natal. Com a nova unidade, Currais Novos vai se tornar um polo médico de oncologia, complementando a unidade de Caicó,” explica Villarim.
O centro beneficiará cerca de 435 mil habitantes de 38 municípios da região. Os consultórios oferecerão atendimento nas áreas de urologia, ginecologia, mastologia, dermatologia e cirurgia oncológica, especialidades escolhidas estrategicamente para atender às necessidades mais frequentes da população local e os principais tipos de tumores registrados no Rio Grande do Norte.
Além dos serviços médicos, o Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó abrigará um centro de ensino e pesquisa vinculado ao Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) da Liga. Este centro oferecerá cursos de capacitação para profissionais da saúde de Currais Novos e municípios vizinhos, com foco na formação de técnicos e agentes de saúde, especialmente aqueles atuantes na atenção básica.
Para o segundo semestre de 2024, estão planejadas as seguintes qualificações:
- Curso Prático em Diagnóstico por Imagem, para tecnólogos e técnicos em radiologia.
- Manejo de Urgências Odontológicas, para odontólogos.
- Terapia Nutricional em Oncologia, destinado a profissionais e estudantes de Nutrição a partir do 6º período.
- Atualização em Farmácia Hospitalar, voltado para técnicos e auxiliares de farmácia.
As primeiras turmas terão início em agosto.