O Comitê de Valorização Feminina do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte apresentou a primeira edição do livro “Elas no Judiciário – Histórias Além dos Autos”. O evento foi presidido pela desembargadora Lourdes Azevêdo e contou com a presença das demais integrantes do comitê, além de colaboradoras da publicação.
Esta é a segunda edição da coleção de livros digitais que narram as histórias das mulheres que fazem parte do Poder Judiciário potiguar. O livro traz consigo 13 artigos escritos por servidoras e magistradas, revelando experiências pessoais e profissionais que vão além dos processos judiciais.
A desembargadora Lourdes Azevêdo ressaltou a importância dessas histórias que são compartilhadas no livro, citando um artigo escrito pela servidora Zurisadai Lídna Silva Guedes, da comarca de Martins, sobre a magistrada Mônica Maria Andrade Figueiredo de Oliveira, falecida em 2022. A juíza Hadja Rayanne, organizadora da publicação, enfatizou que o Comitê Feminina trabalhou por um ano na coleta e edição desses relatos, criando um espaço para que as mulheres do Poder Judiciário compartilhassem suas experiências de forma mais leve e diversificada.
A obra conta com uma variedade de gêneros literários, incluindo crônicas, poesias e relatos pessoais, proporcionando uma visão multifacetada da vida e do trabalho das mulheres dentro do Judiciário. Além disso, a publicação é uma homenagem à magistrada Mônica Andrade, reconhecendo sua dedicação e profissionalismo.
“Porque a mulher, além da atividade profissional que tem, realiza muitas outras atividades, seja no lar, seja com a questão dos filhos, da casa. Então, esse livro vai retratar as dificuldades que nós temos enquanto mulher, desenvolver a nossa capacidade, nossas habilidades no trabalho, acumulando com as atividades que temos no nosso dia a dia”, disse secretária-geral, Andréa Campos, que ingressou recentemente como membro do comitê.
Os artigos presentes no livro abordam desde questões científicas sobre gênero no Poder Judiciário até testemunhos de vida. A publicação está disponível gratuitamente em formato PDF no site do Tribunal de Justiça do RN.