A saúde é um dos temas mais importantes para o povo natalense, que sofre diariamente na busca por serviços de atendimento. Nas eleições municipais, que acontecem em outubro, é importante estar atento às propostas dos candidatos à Prefeitura, disponíveis no DivulgaCand Contas. Confira o que eles propõem para a saúde pública municipal:
Carlos Eduardo Alves (Coligação “NATAL NOSSO AMOR”)
Carlos Eduardo (PSD) propõe uma saúde pública de qualidade, com foco na atenção primária, investimento na infraestrutura das unidades de saúde; ampliação da cobertura dos serviços, e melhoria da qualidade do atendimento; criação de um programa de saúde preventiva com foco em doenças crônicas, e promoção da inclusão social de pessoas com deficiência. O plano de governo de Carlos Eduardo também inclui a criação de um programa de saúde mental para a população, com investimento na formação de profissionais. Propõe tambpem criação de novos centros de atendimento especializado, a implementação de um programa de combate às doenças infectocontagiosas e um programa de saúde para a população LGBTQIA+.
Natália Bonavides (Coligação “Natal merece mais”)
Natália Bonavides (PT) propõe universalizar o acesso à saúde de qualidade, com foco na Atenção Primária à Saúde (APS). O plano de governo da candidata inclui construir políticas públicas para a saúde orientadas pelos princípios e diretrizes do SUS; executar políticas fundamentadas no conceito ampliado de Saúde; garantir a integralidade entre a APS e a Atenção Especializada; desenvolver uma política de educação permanente para os trabalhadores da saúde e executar uma política de informatização dos serviços e promoção da transformação digital nos serviços da APS. Propõe também um fortalecimento da participação social na Saúde, através do diálogo com associações comunitárias e sindicatos.
Paulinho Freire (Coligação “BORA NATAL)
O plano de governo de Paulinho Freire (União Brasil) inclui implantar a “Plataforma Inova Saúde”, sistema que promova a melhoria dos processos de trabalho e da oferta e acesso dos serviços à população, com maior transparência e controle, permitindo agendamento on-line para consultas médicas/ambulatoriais e exames laboratoriais, com abrangência em toda a rede municipal de saúde. Propõe também implantar um sistema de prontuários eletrônicos em toda a Rede Municipal de Saúde, integrando os sistemas dos diferentes níveis de atenção, instalar 3 novas Academias da Saúde (PAS) na cidade e ampliar os programas de saúde mental para crianças e adolescentes, com investimento na formação de profissionais e na criação de novos centros de atendimento especializado.
Rafael Motta (AVANTE)
Rafael Motta (Avante) propõe um sistema de saúde pública universal, com atendimento integral e de qualidade. O plano de governo de Rafael inclui investir na rede de saúde pública, com ampliação do atendimento médico e odontológico, implantar o programa “Saúde na Hora” para agilizar o atendimento em hospitais e unidades de saúde e ampliar a cobertura dos serviços, com a construção de novas unidades. Rafael também propõe o atendimento médico domiciliar para idosos e pessoas com deficiência.
Heró Bezerra (PRTB)
Heró Bezerra (PRTB) propõe uma saúde preventiva e com foco na base, com postos de saúde 24h em todos os bairros, implantar o Serviço Móvel de Saúde e de Odontologia (Ônibus da Saúde), fortalecer o SUS e impedir as privatizações na saúde, integrar o CONECTA SUS ao sistema existente, implantar o video atendimento a população por médicos, contratar Psicólogos e Psiquiatras para o tratamento de jovens, assumir o Pacto pela redução da Mortalidade Materna, assegurando nos postos de saúde o pré-natal, e assegurar o acesso regular a exames clínicos preventivos.
Nando Poeta (PSTU)
Nando Poeta (PSTU) propõe aumentar os investimentos em saúde pública, reestruturar e ampliar toda a rede municipal de saúde, assegurar um SUS 100% público e estatal, sem terceirização nem privatização, e garantir o acesso universal aos serviços de saúde para toda a população. Nando Poeta também propõe garantir os direitos dos servidores, a realização de mais concursos públicos para todas as áreas necessárias, e a implementação de um plano de obras que inclui a construção de novas unidades de saúde.
Confira o que os candidatos à Prefeitura de Natal propõem para a segurança pública