O jovem natalense Antonio Alves, de 26 anos, conseguiu uma grande conquista. Ele garantiu uma vaga de mestrado para estudar na renomada Yeungnam University, na Coreia do Sul, oportunidade que abre portas para um futuro promissor. No entanto, para realizar o seu sonho, Antonio precisa de ajuda para custear as despesas iniciais da viagem.
Pensando nisso, ele abriu uma vaquinha online com a meta de arrecadar R$ 8 mil, que serão utilizados para pagar passagens e parte da estadia no país asiático: “A instituição me pegou desprevenido quando pediu que comprasse as passagens e adiantasse o pagamento do dormitório e do calção do dormitório, já que muitas universidades abatem esses valores mensalmente da própria bolsa e não nos cobram antecipadamente assim”, explica.
Até então, o jovem ainda não conseguiu arrecadar o suficiente com a campanha, mas luta para alcançar a meta e garantir o seu espaço: “Minha expectativa é alta! A Yeungnam University é uma universidade bem ranqueada na Coreia, na Ásia e no mundo, então sei que a qualidade de ensino vai ser excelente. Meu curso será 100% em coreano, então sei que terei que me dedicar ao triplo, mas estou confiante”.
Onde tudo começou
O carinho de Antonio com a Coréia do Sul não é de hoje. Seu interesse pela cultura do país e pelos seus populares sucessos no entretenimento o encantaram, a partir da música, filmes e séries. A admiração pela nação asiática crescia aos poucos: “A Coreia do Sul saiu de um país pobre para um país de primeiro mundo. Eles contornaram várias situações de dificuldade para serem uma potência hoje e tudo isso sem abandonar o povo, a história e a cultura, principalmente através de políticas que transformam tudo isso em investimento para o país”, conta.
O jovem é da área da comunicação social, em especial, publicidade. Conforme os anos de estudos passavam, ele se sentia cada vez mais abraçado pela vocação, o que permitiu a criação de um bom projeto de mestrado: “Na faculdade, eu sentia que tinha nascido para estar ali, então foi algo muito engrandecedor para mim como pessoa, já que tenho a certeza de que faço algo por paixão. Foi ter essa certeza que contribuiu para minha aprovação, já que meu projeto de mestrado foi pensado com calma e com bastante referências para que não houvesse dúvidas ali”, afirmou.
A partir daí, Antonio passou a lutar pelo seu sonho e, ano após ano, tentava a vaga. A realização veio agora, em 2024: “Eu fiquei completamente incrédulo, sinceramente. Já havia tentado quatro vezes e, mesmo sendo pré-selecionado e entrevistado, parecia que a minha vez nunca chegaria, então estava um pouco sem esperanças. Mas ver meu nome na lista final me deixou tão animado e chocado ao mesmo tempo. Apenas liguei pra minha mãe na mesma hora e começamos a chorar juntos”, conta.
Um futuro promissor para Antonio e para o Brasil
Após vários anos de esforços, a oportunidade pode soar para muitos como a grande conquista final, porém, este deve ser um início para uma grande trajetória no futuro. Antonio tem metas que vão além da sua carreira pessoal, que é ser uma voz representativa para o Brasil:
“Eu sou muito apaixonado pela parte de relações internacionais e diplomacia, então, se tiver a chance, gostaria de trabalhar na comunicação de órgãos governamentais como embaixadas e consulados para propagar esse conhecimento e por em prática tudo que aprendi para alavancar ainda mais nosso país internacionalmente. Se possível, quero seguir para um doutorado. Mas, como disse, trabalhar em função da imagem do Brasil também é uma meta que irei batalhar para conseguir alcançar!”
Para mais informações e para acompanhar essa trajetória, acompanhe o jovem através das redes sociais:
Ver essa foto no Instagram