Imagine um cenário festivo, com cãezinhos por toda parte, guirlandas, petiscos e muita celebração. Não, não estamos falando de uma festa noturna, mas sim do Kukur Tihar, um festival nepalês que honra nossos amigos de quatro patas e celebra a profunda amizade entre humanos e cães.
O Kukur Tihar, também conhecido como Khichã Pujã, é uma parte importante do Tihar, um festival religioso hindu que acontece durante cinco dias do outono no Nepal. Este festival é mais conhecido como o Festival das Luzes e tem o segundo dia reservado exclusivamente para homenagear os cães.
Para mostrar gratidão pelos nossos fiéis amigos, os cães são adornados com uma marca vermelha não tóxica em suas testas, simbolizando sua santidade. Além disso, eles recebem oferendas de guirlandas, comida e flores. O resultado é um espetáculo colorido, tão vibrante quanto o famoso Festival das Cores, o Holi, realizado na Índia, mas desta vez com muitas patas e pelos envolvidos.
Na mitologia hindu, acredita-se que os cães são mensageiros do Lorde Yamaraj, o Deus da Morte, aquele que guiou a humanidade para encontrar um lar e também o primeiro mortal a falecer e encontrar o caminho para o “mundo” celestial. Essa ligação especial com os cães é a razão por trás da reverência a esses adoráveis animais durante o Kukur Tihar.
Este não é o único dia dedicado aos animais durante o Tihar. Outros seres igualmente importantes na mitologia hindu também têm seus momentos de destaque, como os corvos no Kaag Tihar, o primeiro dia do festival, e as vacas no Gai Tihar, o terceiro dia do evento. Em algumas culturas locais, até mesmo os bois recebem sua merecida homenagem.