CPFL Energia anuncia projeto social de criação de abelhas em comunidades indígenas do RN - O POTI

CPFL Energia anuncia projeto social de criação de abelhas em comunidades indígenas do RN

Entre as ações do projeto, que beneficiará 30 famílias de comunidades indígenas, está o fomento para criação de abelhas. Foto: Isabela Aragão.

Em parceria com o Sebrae-RN, as empresas CPFL Energia e State Grid anunciaram um novo projeto social para apoiar 30 famílias indígenas das comunidades de Serrote, Amarelão e São Bento, em João Câmara. Com um investimento de R$ 1,1 milhão, o projeto terá como foco a apicultura (criação de abelhas com ferrão) e a meliponicultura (abelhas sem ferrão), promovendo a produção de mel como uma fonte de renda sustentável.

A iniciativa inclui a entrega de equipamentos e capacitação das famílias em gestão e empreendedorismo. Além disso, serão instalados painéis solares em prédios públicos, gerando energia limpa para a região. “A criação de abelhas oferece uma nova fonte de renda sustentável para a comunidade, enquanto reforça o compromisso com o desenvolvimento econômico e ambiental”, destaca Rodolfo Sirol, Diretor de Sustentabilidade da CPFL Energia.

O projeto surge como mais um passo na atuação das empresas na área, que já conta com o Sistema de Dessalinização Irmã Terezinha Tesselle Galles, inaugurado em fevereiro de 2023. Este sistema fornece 80 mil litros de água potável diariamente, beneficiando mais de 3 mil pessoas nas comunidades de Santa Terezinha, Amarelão e São Bento. A CPFL Energia afirma que o projeto é parte de seu Plano ESG e reforça seu compromisso com o desenvolvimento local: “Desde o início de nossa atuação em João Câmara, temos buscado ir além da geração de energia, investindo em projetos que apoiem o desenvolvimento das pessoas”, explica Rodolfo.

O Sebrae-RN, parceiro com experiência no setor, fornecerá suporte técnico e orientação estratégica para o projeto. “Além de Apicultura e Meliponicultura, vamos trabalhar com quintais produtivos, fortalecendo a conservação da biodiversidade e a preservação da cultura indígena”, comenta Mona Nóbrega, gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN. O projeto prevê a instalação de 30 unidades produtivas, sendo cinco meliponários com quintais produtivos e 25 apiários familiares.

Segundo João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae-RN, essa parceria com a CPFL Energia vem ao encontro do propósito de gerar trabalho e renda para comunidades locais, aplicando tecnologias que promovem a sustentabilidade no bioma Caatinga. “A iniciativa visa fortalecer atividades locais e preservar o meio ambiente, permitindo que essas populações continuem a produzir com dignidade”, afirma.

Outros projetos do Instituto CPFL em João Câmara

Além do incentivo à produção de mel e do sistema de dessalinização, o Instituto CPFL promove outras ações culturais e sociais na cidade. Um exemplo é a Carreta Literária, uma biblioteca móvel com 500 livros e 60 brinquedos que visita escolas públicas e comunidades indígenas, incentivando a leitura entre crianças e adolescentes. Outro projeto, o Energia Sonora, oferece aulas de música para cerca de 300 jovens, proporcionando desenvolvimento artístico e inclusão social. Na área esportiva, o Projeto Fábrica de Atletas já beneficia 2,5 mil jovens em João Câmara e outras cidades, com aulas de futebol e materiais esportivos.

“Queremos gerar valor à sociedade, e esses projetos são exemplos inspiradores de transformação social. Música, literatura e esporte são instrumentos importantes para o desenvolvimento humano e cultural”, reforça Daniela Pagotto, head do Instituto CPFL.