Curso de Medicina de Caicó terá vagas ampliadas em 2024 e 2025 - O POTI

Curso de Medicina de Caicó terá vagas ampliadas em 2024 e 2025

A EMCM terá mais 10 vagas para o curso de Medicina em 2024. Foto: Cícero Oliveira/UFRN.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFRN) deu sinal verde para a implementação do plano de expansão de vagas do curso de Medicina no campus Caicó. A decisão resultará na adição de 10 novas vagas a partir de 2024, com a expectativa de um acréscimo para 30 vagas em 2025, sujeito à aprovação do Ministério da Educação (MEC) e acordos com os serviços de saúde locais. A expansão será realizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), permitindo que os candidatos concorram com suas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Desde sua criação em 2014, como parte do programa Mais Médicos para o Brasil, o curso de Medicina da Multicampi opera em diversas localidades, incluindo a sede e os municípios de Currais Novos, Santa Cruz, Macaíba e Natal. Atualmente, o curso recebe anualmente 40 estudantes em uma turma única, mas a aprovação do plano de expansão visa atender à expectativa de oferta de 80 vagas por ano.

Elda Melo, pró-reitora de Graduação da UFRN, explica como a gestão atua nesse processo de expansão de vagas. “Buscamos assessorar os cursos a pensar e dimensionar suas potencialidades e fragilidades, a como tornar-se flexível, interdisciplinar, inovador, inclusivo em consonância com as demandas legais, sociais e do mundo do trabalho”, aponta. Ainda de acordo com Elda, essa mediação contribui para que os cursos enxerguem como podem ampliar e qualificar sua formação, como no caso do curso de Medicina da Multicampi.

O diretor George Dantas realça a importância das parcerias para o funcionamento da instituição, incluindo serviços de saúde, gestões municipais e estadual, hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o curso de Medicina do Campus Central. Ele reforça que essas pactuações serão retomadas em 2024 para viabilizar a execução plena do plano de expansão, com a perspectiva de oferecer 80 vagas anuais no curso de Medicina.