Curta-documentário gravado em São Miguel do Gostoso é indicado a premiação em Los Angeles - O POTI

Curta-documentário gravado em São Miguel do Gostoso é indicado a premiação em Los Angeles

Curta faz parte de aclamada trilogia da diretora Mônica Mac Dowell. Foto: Reprodução.

O documentário “Julião, Filhos da Praia”, dirigido pela cineasta potiguar Mônica Mac Dowell, foi indicado ao prêmio de Melhor Curta-Metragem no Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF). Este é o terceiro e último filme da “Trilogia do Reduto”, que registra as tradições culturais da Comunidade do Reduto, em São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte. A estreia está marcada para esta terça-feira (5), nos Estados Unidos.

Aclamado pela abordagem sensível e íntima, o documentário acompanha o cotidiano dos pescadores artesanais da praia de Tourinhos, revelando a luta pela preservação das tradições diante das pressões da modernidade e urbanização. O filme apresenta figuras históricas da comunidade, como Seu Luiz e Seu Dadá, pioneiros das barracas da praia, bem como outros personagens locais que sustentam a prática artesanal da pesca. “Documentar uma comunidade exige uma profunda empatia e capacidade de escuta para entender as nuances das histórias que se deseja contar”, declarou Mônica Mac Dowell sobre seu processo de imersão e convivência na comunidade.

A produção, que teve suas cenas capturadas com um celular ao longo de dois anos, utiliza uma abordagem visual que procura fazer jus ao ambiente tranquilo e ao ritmo das tradições que retrata. As imagens são descritas como sussurros de histórias, em um diálogo poético entre os personagens e o mar. O filme também reflete sobre o impacto das mudanças urbanas na preservação do patrimônio cultural e imaterial da comunidade.

“Rosa de Aroeira” (2020) e “A Deus Querer” (2022) também fazem parte da trilogia. O primeiro filme, com foco na força feminina, foi amplamente exibido em festivais internacionais, enquanto o segundo mergulhou na história de Seu Dadá e sua conexão com o trabalho no campo. O projeto tem o objetivo resgatar e documentar práticas culturais como o bordado de labirinto, a produção de farinha e goma de mandioca e a pesca artesanal, exaltando a resiliência da comunidade.

Curta potiguar “Eu Estou Aqui” será exibido em festival de cinema brasileiro em Los Angeles