Neste sábado (18), as deputadas Ana Pimentel (PT-MG) e Erika Hilton (Psol-SP) anunciaram a apresentação de projetos de lei que visam tornar obrigatória a distribuição gratuita de água em shows e eventos culturais, além de garantir medidas para “assegurar a proteção climática” nesses eventos. A iniciativa surge após a trágica morte da estudante universitária Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, que passou mal durante o show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro na sexta-feira (17).
A proposta da deputada Ana Pimentel, a ser nomeada como Lei Ana Benevides em homenagem à vítima, busca instituir a obrigatoriedade da distribuição gratuita de água em eventos culturais. Por sua vez, Erika Hilton protocolou um texto na Câmara propondo a instalação estratégica de bebedouros em locais de fácil acesso, com sinalização adequada, e a proibição de impedir que o público entre com garrafas de água para consumo próprio.
A deputada Hilton também anunciou que denunciará à Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos do Ministério Público Federal (MPF) a empresa Time 4 Fun (T4F), responsável pela organização do show de Taylor Swift. Em suas redes sociais, Hilton classificou como “criminosa” a proibição de entrada com água no evento, destacando a essencialidade da hidratação em condições de forte calor.
Erika Hilton relatou cerca de mil desmaios durante o show e criticou a venda de água em um ambiente com sensação térmica de 60°C. A parlamentar enfatizou que a saúde das pessoas não pode ser tratada como mercadoria e destacou a necessidade de responsabilização de empresas que atentam contra ela. A morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, durante o evento, gerou comoção e levantou debates sobre a segurança e condições em shows no país.
Ver essa foto no Instagram