A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou a concessão do título de Cidadão Norte-rio-grandense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas. A decisão, tomada em uma sessão plenária extraordinária, contou com 18 votos a favor e 2 contrários, em uma votação secreta.
Além de Bolsonaro e Tarcísio, outras personalidades serão homenageadas, totalizando 49 títulos de cidadão honorário potiguar aprovados na sessão. Entre os agraciados está o deputado federal General Girão (PL-RN).
Jair Bolsonaro nasceu em Glicério, no interior de São Paulo, e foi registrado dez meses depois, em Campinas. Já Tarcísio Gomes de Freitas é natural do Rio de Janeiro, mas tem laços familiares com o Rio Grande do Norte, já que sua esposa, Cristiane Freitas, é de Parnamirim.
Justificativas das homenagens
O deputado estadual Coronel Azevedo (PL), autor das propostas, justificou as homenagens apontando as contribuições de Bolsonaro e Tarcísio para o estado. Sobre Bolsonaro, Azevedo ressaltou sua atuação no combate à corrupção e os investimentos econômicos que beneficiaram o Rio Grande do Norte.
Para Tarcísio, Azevedo apontou o trabalho dedicado e os laços afetivos com o estado, além de seu papel fundamental no desenvolvimento ferroviário do Brasil e na atração de recursos federais para o Rio Grande do Norte.