A Receita Federal disponibilizou drones Matrix de última geração para auxiliar na busca pelos 46 desaparecidos por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, foram disponibilizados servidores que operam os equipamentos, caminhões e motoristas.
Alguns desses equipamentos possuem funcionalidades como registros fotográficos, medição de alturas ou elevações do terreno, medição de distância vertical de um ponto em relação ao nível do mar e tecnologia termal, que capta variações de calor e identifica sinais de vida.
Governo federal disponibiliza R$ 741 milhões para cidades gaúchas atingidas por ciclone
“Os drones são importantes ferramentas utilizadas nas ações de prevenção, preparação e resposta durante as operações de busca e salvamento. Eles possibilitam que as unidades de busca cheguem a locais que estão inacessíveis, oportunizando maior eficácia, precisão e segurança às atividades de socorro, com imagens em tempo real, de forma dinâmica, ágil e eficiente”,
destaca o chefe da Casa Militar e Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coronel Luciano Chaves Boeira.
Na semana passada a Receita Federal já tinha disponibilizado mais de 30 mil peças de vestuário, calçados, artigos de higiene, cama e banho, totalizando aproximadamente R$ 6 milhões, para distribuição às famílias atingidas.