A cidade de Natal enfrenta inúmeros problemas relacionados à saúde e a superlotação dos seus hospitais. Isso porque, além da quantidade insuficiente de unidades, a capital potiguar recebe também a população de outros municípios para atendimentos especializados e específicos, como os fornecidos pelo Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel, o maior do estado.
Pensando nisso, o governo do Rio Grande do Norte deve lançar, em breve, o edital para a fomentação de um projeto para que seja construído um novo hospital metropolitano na cidade.
“Precisamos ter consciência que Natal cresceu, o Hospital Walfredo Gurgel foi pensado para um outra época e que por mais que façamos esforços no sentido de fortalecer a atenção primária, organizar os serviços ambulatoriais e fluxos de cirurgias, precisamos de novos espaços. Para tanto, um novo hospital está sendo pensado, com o projeto em formatação pela Secretaria de Infraestrutura do Estado. A expectativa é que em breve possamos lançar os editais para a construção desse equipamento que fará toda diferença nos serviços de saúde do Rio Grande do Norte”, disse Leidiane Queiroz, secretária adjunta de Saúde do Estado.
A confirmação foi feita durante a visita fiscalizatória da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal, que inspecionou o funcionamento do Walfredo Gurgel por denúncias e reclamações constantes da população acerca de problemas no atendimento, equipamentos quebrados, servidores exaustos e pacientes amontoados nos corredores aguardando por procedimentos de urgência.
A inspeção concluiu que o hospital opera no seu limite, em uma situação de quase superlotação, o que aponta para a importância de mais unidades que possam atender a população da região metropolitana de Natal.