Educadores Globais capacitam professores potiguares sobre Ciências Espaciais - O POTI

Educadores Globais capacitam professores potiguares sobre Ciências Espaciais

Cerca de 40 professores da rede pública participaram do treinamento. Foto: Divulgação.

Nesta quinta-feira (29), cerca de 40 professores da rede pública do Rio Grande do Norte participaram de um treinamento especializado no Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E) Augusto Severo, em Natal. O evento, realizado em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), contou com a presença do Programa Limitless Global Educator (LGEP), do Limitless Space Institute (LSI) de Houston, EUA.

O LGEP visa transformar docentes das redes públicas municipal, estadual e federal em agentes de disseminação de conhecimentos sobre exploração espacial para alunos do ensino básico. O treinamento envolveu simulações práticas de desafios enfrentados por cientistas espaciais, abordando Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Os experimentos foram projetados para serem replicáveis em sala de aula com materiais de baixo custo ou gratuitos.

“Sabemos que profissões nas áreas de conhecimento espacial são muito necessárias. Podemos despertar a paixão por elas através da exploração espacial”, afirmou Kaci Heins, CEO do Limitless Space Institute e ex-professora de ciências nos EUA. Heins acredita que a aplicação prática do conhecimento pode inspirar os alunos a seguir carreiras na área.

Kaci Heins, CEO do Limitless Space Institute e ex-professora de ciências nos EUA. Foto: Divulgação.

O treinamento, que focou principalmente em ciências exatas, também contou com a participação de professores de diversas disciplinas, incluindo matemática, artes, história e física. Francisco de Assis, professor de física no IFRN-Apodi e Educador Global pelo LSI, explicou como a metodologia interdisciplinar enriquece o ensino. “Enquanto o professor de matemática aborda os cálculos envolvidos, o professor de história pode contextualizar a corrida espacial”, disse.

“A alimentação fora do planeta Terra é uma abordagem pertinente para a biologia no espaço”, observou Renart Gurgel, professor de ciências da rede municipal de Parnamirim. Gurgel e outros docentes planejam aplicar os conhecimentos adquiridos em suas aulas.

O LGEP foi criado em 2022 e, após iniciar nos EUA, está realizando sua primeira edição global em 2024. Além dos 10 professores brasileiros presentes em Natal, a edição conta com 10 educadores nigerianos que participaram de workshops virtuais e atividades presenciais em Houston. A próxima etapa do programa será na Nigéria, onde os educadores locais compartilharão os conhecimentos adquiridos.

A AEB, que atua no desenvolvimento de estudos e projetos espaciais no Brasil, também participou da organização do evento. Aline Veloso, Coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologias da AEB, ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “É uma sementinha a mais para motivar nossos estudantes a buscar mais conhecimentos na área espacial”, destacou.