A eleição do novo corpo de conselheiros tutelares acontecerá neste domingo (1º) em todo o Brasil. Os profissionais atuam na defesa de crianças e adolescentes, cuidando da sua integridade física e mental e garantindo os seus direitos. A população pode participar do pleito e votar, mas não é obrigatório.
Cada cidade terá uma quantidade específica de conselheiros eleitos, que pode variar de acordo com o contingente populacional. Em Natal, por exemplo, serão eleitos 20 conselheiros titulares, sendo cinco em cada uma das macrorregiões da cidade.
Antes da eleição, os candidatos já passaram por uma prova, que filtrou os que estão aptos ou inaptos para o cargo. Depois de eleitos, eles também passarão por um curso de formação, onde aprenderão todos os detalhes para o exercício de suas funções.
Neste ano, a eleição terá apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fornecerá urnas eletrônicas. O Governo do Estado também irá colaborar com o pleito, que cederá o Gabinete de Gestão Integrada para a montagem de uma sala de situação e monitoramento. O policiamento será reforçado em municípios com mais de 20 mil eleitores