Eleições 2024: saiba o que levar, horário, local e como justificar ausência no 2º turno - O POTI

Eleições 2024: saiba o que levar, horário, local e como justificar ausência no 2º turno

O horário de votação, como no primeiro turno, será das 8h às 17h, conforme o horário de Brasília. Foto: Sérgio Lima/Poder360.

Neste domingo (27), quase 34 milhões de eleitores em 51 municípios, incluindo 15 capitais brasileiras, retornarão às urnas para o segundo turno das eleições municipais de 2024.

Horário de votação e local

O horário de votação, como no primeiro turno, será das 8h às 17h, conforme o horário de Brasília. Em cidades com fuso horário diferente, como Manaus, os eleitores deverão votar entre 7h e 16h no horário local. Diferentemente das eleições durante a pandemia, não há um horário exclusivo para eleitores preferenciais este ano.

Os eleitores votarão nos mesmos locais utilizados no primeiro turno. A consulta ao endereço da seção eleitoral pode ser feita pelo aplicativo e-Título ou no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que também exibe dados para eleitores que solicitaram a transferência temporária de local de votação.

Documentos e identificação

Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto. As opções aceitas são:

  • e-Título (com foto);
  • carteira de identidade (RG) ou identidade social;
  • passaporte;
  • carteira de trabalho;
  • certificado de reservista;
  • carteira nacional de habilitação (CNH);
  • carteiras profissionais reconhecidas por lei.

Eleitores que ainda não cadastraram a biometria podem votar, mas o uso do aplicativo e-Título para identificação rápida não estará disponível nesses casos.

Procedimentos de votação e proibições

É proibido usar celulares, câmeras ou outros equipamentos de comunicação na cabine de votação, a fim de preservar o sigilo do voto. Eleitores podem levar uma anotação com os números dos candidatos para consulta. Também são proibidos adesivos, broches e bandeiras de partidos ou candidatos, assim como aglomerações e abordagens para influenciar eleitores, prática conhecida como “boca de urna”.

Justificativa de ausência e multa

Quem não votar deve justificar sua ausência até 60 dias após cada turno, pelo e-Título, nos sites dos TREs ou presencialmente. A justificativa permite evitar multas e outras sanções, como restrições para obter passaporte ou se inscrever em concursos públicos.

Resultado e apuração

A contagem de votos começa logo após o fechamento das urnas, às 17h, e o resultado final é esperado em torno de duas horas depois. Com o horário de votação unificado, a divulgação será em tempo real e dividida por zonas eleitorais nas cidades com mais de 200 mil habitantes, onde há possibilidade de segundo turno.

Natal terá transporte público gratuito no segundo turno das eleições