Em meio a polêmicas, secretaria do Meio Ambiente de Tibau do Sul é exonerada - O POTI

Em meio a polêmicas, secretaria do Meio Ambiente de Tibau do Sul é exonerada

A ex-secretária de Meio Ambiente de Tibau do Sul, Laira Sousa. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

O Diário Oficial do Município (DOM) de Tibau do Sul desta terça-feira (14) trouxe a exoneração da secretária de Meio Ambiente da cidade, Laira Sousa. De acordo com a publicação, a exoneração foi feita a pedido de Laira.

A saída dela da pasta acontece em meio a diversas polêmicas acerca de construções de condomínios de alto padrão no distrito de Pipa e do envolvimento de uma empresa, a qual Laira e o marido são sócios, nessas construções.

De acordo com documentos encontrados pelo perfil Todos Pelo Chapadão, que tem lutado contra as grandes construções em Pipa, em abril de 2021 Laira chegou a se declarar suspeita em relação a um processo administrativo por ser sócia da empresa Marítimo Investimentos Imobiliários LTDA. Em seguida, no mês de agosto do mesmo ano, a então secretária do Meio Ambiente teria ratificado o alvará para a construção do Marítimo Pipa Eco Resort.

Em agosto deste ano, O POTI mostrou outra construção que vem mexendo com os moradores e nativos do distrito da Pipa, o Pipa Island Resort. A empresa responsável pela construção, GAV Empreendimentos, checou a cercar o chapadão, maior símbolo turístico do distrito, para dar início às obras. Nesse caso, a comunidade não foi ouvida em audiência pública, como ordena a lei.

Entenda o caso do resort no Chapadão da Praia da Pipa, que desagrada empresários, moradores e turistas

Já no mês de outubro, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) chegou a embargar a construção de outro resort, o Okan Pipa Multi Residence, da construtora Allimulti.

Segundo o Idema, o embargo foi causado pela falta de autorização para o canteiro de obras e porque a construtora não estava seguindo o projeto previamente aprovado. Em seguida, a Allimulti protocolou um novo projeto para análise.

Idema embarga obra de condomínio em Pipa; outras construções são alvos de protestos

Apesar de todas as polêmicas envolvendo Laria durante o tempo que ficou à frente da pasta do Meio Ambiente de Tibau do Sul, entre janeiro de 2021 e esta terça-feira (14), a prefeitura, por meio de nota, agradeceu o trabalho e elogiou as ações voltadas ao meio ambiente, desenvolvidas pela então secretária.

Confira a nota publicada pela Prefeitura de Tibau do Sul sobre a exoneração de Laira Sousa: