Embratur apresenta riquezas potiguares na Casa Brasil durante as Olimpíadas de Paris - O POTI

Embratur apresenta riquezas potiguares na Casa Brasil durante as Olimpíadas de Paris

Os bordados feitos em Timbaúba dos Batistas estarão entre as atrações da Casa. Foto: Divulgação.

A Embratur, em parceria com o Sebrae e o governo do Rio Grande do Norte, levará as riquezas culturais e naturais do estado para a Casa Brasil, em Paris, durante os Jogos Olímpicos de 2024. Entre 26 de julho e 11 de agosto, franceses e turistas terão a oportunidade de vivenciar experiências imersivas que mostram as belezas e tradições potiguares, com o intuito de atrair mais visitantes internacionais para o estado.

A Casa Brasil, uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB), patrocinada pela Embratur e pelo Sebrae, será um ponto de encontro para torcedores, atletas e influenciadores durante os 17 dias de competição. A instalação dedicada ao Rio Grande do Norte dividirá espaço com o Ceará, representando a região Nordeste do Brasil.

Os visitantes poderão assistir a um filme em um painel vertical que explora os destinos turísticos de Natal e Pipa, as dunas de Búzios, o Geoparque Seridó, o Geossítio Xiquexique, e o município de Timbaúba dos Batistas. Uma estilista convidada apresentará o trabalho das bordadeiras locais, que confeccionaram as jaquetas dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Paris.

Além disso, os turistas poderão interagir com uma peça de bordado tradicional e acompanhar uma conversa entre a estilista e uma bordadeira do projeto “Bordadeiras de Timbaúba”, representando a Casa das Bordadeiras – Iracema Soares. O espaço dedicado ao kitesurf oferecerá um ambiente instagramável, equipado com os materiais necessários para a prática do esporte.

Segundo Marina Arruda, gerente de Projetos Especiais da Embratur, os cubos expositores foram projetados com um padrão tecnológico, porém com narrativas próprias de cada estado. “Cada cubo mostrará seus destinos e características culturais, apresentando conteúdo de forma regionalizada”, explicou Arruda.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou a importância da ação: “Milhares de pessoas visitarão a Casa Brasil diariamente, tendo a chance de vivenciar um pouco das maravilhas do Rio Grande do Norte, suas praias, cultura e gastronomia. Queremos mostrar que praticamos um turismo sustentável, um tema importante tanto para o Brasil quanto para o mercado europeu.”

Além das atrações específicas do Rio Grande do Norte, a Casa Brasil oferecerá uma variedade de atividades esportivas e culturais na Arena Sebrae Embratur, como competições de “golzinho”, vôlei de praia e frescobol, além de aulas de dança de axé, samba e forró.

Instalada no Parc La Villette, em Paris, a Casa Brasil ocupará um espaço de 5 mil metros quadrados, funcionando das 13h às 22h durante os dias da Olimpíada. O local contará com apresentações culturais e musicais, além de celebrações de medalhas conquistadas por atletas brasileiros. A estrutura interna de 2 mil metros quadrados incluirá um palco e áreas de exibição de destinos e atrativos brasileiros, bem como uma área dedicada à gastronomia nacional.

Na parte externa, de 3 mil metros quadrados, haverá um gramado sintético para transmissões de jogos, shows e outras atividades culturais, atendendo aos requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com redução de emissão de CO2.