Por Larissa Cavalcante e Caio Varela
Em uma conversa repleta de realizações, o prefeito Emídio Júnior compartilhou um panorama detalhado de sua gestão à frente do município de Macaíba. Avaliando o desempenho de sua gestão até o momento, Emídio destacou com orgulho os mais de 150 projetos e obras realizados ao longo de seus três anos e três meses de mandato. Ele ressaltou a receptividade positiva da população, refletida em pesquisas de opinião, como um testemunho do reconhecimento do trabalho realizado.
Sobre sua mudança do PL para o PP, Emídio explicou que sua estreita relação com o deputado federal João Maia e o convite recebido foram motivos determinantes. Ele enfatizou que a transição partidária não afetou sua base política nem sua administração, mantendo um grupo coeso de apoio na Câmara Municipal de Macaíba.
A escolha de Raquel Barbosa como sua vice-prefeita foi baseada em sua destacada atuação como secretária de Assistência Social, além de suas qualidades pessoais e vínculos com a comunidade de Macaíba. Emídio destacou a importância do trabalho conjunto com ela para o sucesso de sua gestão.
Sobre o rompimento político com o vice-prefeito em 2022, Emídio destacou sua crença na verdade e no compromisso assumido, enfatizando que, apesar das adversidades, a situação serviu como um “grande livramento”.
Acompanhe a entrevista completa:
O POTI – Como você avalia o desempenho da sua gestão até agora?
EMÍDIO JÚNIOR – Nossa gestão tem a marca do trabalho da zona urbana à zona rural de Macaíba. Quem nos acompanha através das redes sociais sabe que comigo não tem preguiça, é trabalho de domingo a domingo, no gabinete, tocando as demandas administrativas, recebendo as pessoas, mas principalmente na rua, indo in loco, nos bairros e comunidades. Já ultrapassamos mais de 150 obras e ações ao longo desses três anos e três meses de mandato. A população de Macaíba tem reconhecido o nosso trabalho e isso se reflete em todas as pesquisas realizadas.
O POTI – Qual foi o motivo por trás da mudança do PL para o PP? Como isso afetou sua administração e sua base política?
EMÍDIO JÚNIOR – Eu tenho uma estreita relação com o deputado federal João Maia, um apoiador do nosso mandato, um parceiro de Macaíba. Recebi o convite e me filiei ao PP, ao lado de um grupo de amigos e amigas vereadores, além de outros pré-candidatos a vereador, lideranças comunitárias. Mantemos uma relação de amizade também com o senador Rogério Marinho, presidente do PL. Tanto é assim que o PL segue na nossa base, está no nosso grupo e não houve qualquer interferência na nossa base política e nem administrativa. Seguimos com o apoio de um grupo de 16 dos 17 vereadores da Câmara Municipal de Macaíba. Temos ao nosso lado um grupo coeso.
O POTI – Poderia nos contar sobre os critérios que o levaram a escolher Raquel Barbosa como sua vice? Como tem sido trabalhar em conjunto com ela?
EMÍDIO JÚNIOR – Raquel Barbosa foi nossa secretária de Assistência Social ao longo desses mais de três anos, se destacou pelo trabalho desenvolvido à frente de uma pasta tão importante, com programas como o do peixe, o maior do nosso Estado com a distribuição de mais de 55 toneladas de pescado, como já mencionei, e tantos outros voltados aos idosos, às crianças e adolescentes, orientação a grávidas e distribuição de kits natalidade, apoio aos artesãos, também a realização de cursos de capacitação em parceria com as instituições do sistema S e encaminhamento ao mercado de trabalho, benefícios eventuais como auxílio alimentação e auxílio funeral. Enfim, Raquel imprimiu uma marca de trabalho à frente da Assistência. É mulher, mãe, uma macaibense que cresceu na comunidade do Vilar e também morou no Centro. Enfim, ela tem todas as qualidades para ter sido escolhida por nosso grupo para ser a nossa pré-candidata a vice-prefeita.
O POTI – Como é a sua relação com a bancada governista na Câmara Municipal de Macaíba? Como essa relação tem influenciado suas políticas e projetos?
EMÍDIO JÚNIOR – Nós temos com as vereadoras e os vereadores uma relação de muito respeito e de parceria. Eu iniciei a minha vida pública na Câmara Municipal de Macaíba, foi onde dei meus primeiros passos, onde aprendi muito e também onde construí amizades. Embora eu seja reconhecido como um prefeito que está sempre nas comunidades, não é possível estar em todos os lugares. Nesse quesito, semanalmente, estou em contato com os colegas vereadores, conversando e esse trabalho em conjunto, respeitando, claro, a independência entre os poderes, porém mantendo uma harmonia entre Executivo e Legislativo. É assim que temos avançado e feito uma gestão reconhecida pela população.
O POTI – O que motivou o rompimento político com o vice-prefeito em 2022? Essa situação afetou de alguma forma a administração municipal?
EMÍDIO JÚNIOR – Costumo dizer que a verdade cabe em todo lugar. Palavra e compromisso assumido, também. O restante da história toda a Macaíba conhece. Eu já vinha sendo advertido, mas eu costumo acreditar na boa fé das pessoas. Porém a situação demonstrou que aquele que eu achava que era um aliado, um parceiro, era um adversário. Como eu sou um homem de fé e temente a Deus, eu sei que no final das contas foi um grande livramento.
O POTI – Quais foram os principais feitos da sua gestão até o momento e quais são os objetivos que ainda espera alcançar durante o seu mandato?
EMÍDIO JÚNIOR – Graças a Deus, ao trabalho diuturno, à nossa equipe e parceiros como o deputado Kléber Rodrigues, o deputado federal João Maia, temos conseguido avançar muito, transformando a autoestima do macaibense. Nossa gestão tem marcas reconhecidas na saúde, na educação, assistência social, infraestrutura, agricultura, esporte, enfim, em todas as áreas. Podemos destacar as construções da Policlínica Municipal, da Praça da Juventude, de dois centros de educação infantil, uma merenda de qualidade, fardamento e kit escolar mais completo da nossa história, de três unidades de saúde, uma recentemente entregue na comunidade de As Marias, reforma de unidades de saúde, ampliação do acesso aos serviços de saúde por meio do programa Saúde nas Comunidades, com a unidade móvel médico-odontológica, realização de cirurgias eletivas, reconstrução de nove quadras, fortalecimento de políticas voltadas aos agricultores familiares, o maior programa de asfaltamento da zona rural, recapeamento asfáltico das principais vias do Centro, restauração do Ferreiro Torto, lançamento de editais de fomento à cultura, inclusão de Macaíba no calendário dos grandes eventos do nosso Estado, gerando lazer, emprego e renda para nosso povo, o maior programa de distribuição de peixe do Rio Grande do Norte garantindo a tradição da Semana Santa com a distribuição de cerca de 60 toneladas de pescado. Enfim, como eu sempre digo, tem trabalho acontecendo em Macaíba.
O POTI – Como está o andamento do concurso para a guarda municipal e a implantação do sistema de vídeo monitoramento em Macaíba? Qual a importância dessas medidas para a segurança pública local?
EMÍDIO JÚNIOR – A segurança é uma área que nunca tinha tido um real investido pelo Município, até a nossa gestão. Fizemos as leis necessárias para estruturar, do zero, as políticas públicas de segurança em Macaíba, incluindo a criação da Guarda Municipal. Tivemos a satisfação de lançar o edital do concurso da nossa Guarda, através da banca Idecan. As provas acontecem no final de maio. Essa é uma ação concreta que se soma ao videomonitoramento. Estamos concluindo a licitação para aquisição das câmeras e nossa expectativa é colocar no curto prazo o Centro de Operações Integradas da Segurança Pública para funcionar. Além disso, estamos em andamento com a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de led na zona urbana e na zona rural. Nossa meta é chegar a 100% do nosso município, com uma iluminação mais eficiente, que aumenta a sensação de segurança, e ao mesmo tempo gera economia para nossa cidade.
O POTI – Recentemente, pesquisas têm mostrado sua liderança nas intenções de voto. A que você atribui a essa popularidade e como pretende mantê-la?
EMÍDIO JÚNIOR – A nossa popularidade e liderança nas pesquisas são reflexo do desempenho da nossa gestão. Um menino nascido e criado na zona rural, em Traíras, que cresceu, se espelhou no seu pai, vereador, e que hoje tem a oportunidade, graças a Deus e ao povo que me elegeu, de trabalhar e dirigir os destinos da nossa cidade. Sou muito grato por isso e sigo com muita disposição para o trabalho, com coerência, muita humildade e pé no chão.
O POTI – Quais partidos estarão apoiando sua candidatura nas eleições deste ano? Como tem sido o processo de articulação política nesse sentido?
EMÍDIO JÚNIOR – Nós temos na nossa base o PP, MDB, PL, PT, PV, PCdoB, dentre outros partidos, que apoiam nossa gestão e nossa pré-candidatura. E nossa expectativa é ampliar ainda mais nosso grupo.
O POTI – Como é sua relação com o governo estadual de Fátima Bezerra e com a bancada federal do Rio Grande do Norte? Como essa relação tem impactado no desenvolvimento de Macaíba e na obtenção de recursos para o município?
EMÍDIO JÚNIOR – Nós temos uma ótima relação com a governadora Fátima Bezerra e também com toda a bancada federal. Temos cumprido missões em Brasília, batendo à porta da nossa bancada federal e a prova do sucesso das nossas viagens é que conseguimos recursos através de emendas de todos nossos deputados federais e senadores para a realização de obras e ações em Macaíba. Isso é claramente um reflexo também da transparência e da seriedade da nossa gestão. Temos uma parceria com os senadores Styvenson Valetim, Zenaide Maia e Rogério Marinho, que são grandes parceiros de Macaíba, assim como também de todos os deputados federais que, sem exceção, destinaram emendas para obras e ações na nossa cidade.