Um estudo recente do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelou que, em 2018, cerca de R$ 1,4 bilhão do total de R$ 3,5 bilhões gastos no tratamento do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS) foram destinados a casos relacionados à obesidade entre adultos, conforme dados da Agência Brasil. Globalmente, as estimativas indicam que os custos relacionados à obesidade ultrapassam US$ 2 trilhões anualmente, equivalente a quase 3% do PIB mundial.
Diante desse cenário preocupante, uma empresa potiguar JMT Service, especializada em serviços de terceirização, lançou uma campanha interna focada em promover a saúde e reduzir os índices de obesidade entre seus colaboradores, incentivando a prática de atividades físicas.
A edição de 2024 da campanha teve início em 1º de abril e contou com palestras ministradas pela educadora física Lila Guerra, a nutricionista Agnes Bezerra e a psicóloga Rícia de Meneses.
Segundo a nutricionista Agnes Bezerra, a iniciativa da empresa é louvável. “Mudanças na alimentação e estímulo à prática de atividades físicas são fundamentais para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Quando uma empresa investe em programas de combate à obesidade, ela proporciona aos seus funcionários mais energia, disposição e reduz os riscos de doenças graves, como câncer, AVC e infarto”, destaca a profissional, que também é doutoranda na UFRN.
O diretor da JMT, João Victor Alves, ressalta que a empresa está comprometida em oferecer mais qualidade de vida para sua equipe.
“Nosso objetivo não é ter funcionários magros, mas sim saudáveis e conscientes da importância de cuidar do corpo e da mente”.
Inicialmente, os colaboradores participaram de palestras informativas sobre a campanha e foram apresentadas as ferramentas que a JMT disponibilizará para apoiar o processo. A previsão é que a campanha se estenda ao longo do ano, incluindo atividades físicas ao ar livre, rodas de conversa, acesso à academia e suporte psicológico e nutricional.