A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) sediou o “Encontro Brasil-Reino Unido” nesta terça-feira (14), focando nas oportunidades para a cadeia de energia eólica offshore. O evento, parte da I Semana da Amazônia Azul & Economia do Mar, foi promovido pelo Consulado do Reino Unido no Recife, em parceria com o SENAI do Rio Grande do Norte.
Durante a abertura, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, agradeceu à delegação do Reino Unido, destacando o potencial do Rio Grande do Norte para desenvolver a economia offshore. Ele ressaltou que a região já lidera na geração de energia eólica em terra e possui um vasto patrimônio natural disponível.
“Este momento aqui é um desdobramento da missão internacional que a Federação liderou juntamente com o Senai. No mês de maio nós visitamos o Reino Unido, que é líder na geração de energia offshore na Europa. Muito obrigado pela recepção lá, e muito obrigado também por terem vindo ao Rio Grande do Norte continuar esse intercâmbio de informações e conhecimento”, disse o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, durante a abertura do evento, dirigindo-se à delegação do Reino Unido.
O consultor britânico Leonard Taylor abordou os desafios e soluções da implantação da cadeia de energia offshore no Reino Unido, compartilhando sua experiência de mais de quinze anos no setor. Jordan Tapscott, da JDR Cables, líder no mercado de cabos de energia submarinos, discutiu tecnologia e infraestrutura de escoamento de energia em parques eólicos offshore.
“Para tratar desses desafios trago para vocês os marcos da eólica offshore e também a política e regulamentação da indústria offshore no Reino Unido, com uma demonstração do que precisa fazer para atingir a tecnologia. Não é apenas colocar as turbinas. Há toda uma gama de suplementos até chegar no ponto de perfeição”, diz o Leonard Taylor.
Os participantes do encontro também visitaram o Porto Ilha, em Areia Branca/RN.