Uma nova publicação, intitulada “Enquanto Eu Existir,” lançará luz sobre a Ribeira atual, destacando os comércios, serviços e iniciativas culturais que persistem no bairro. Desenvolvido pelo jornalista Octávio Santiago após uma extensa pesquisa de cinco meses, o projeto busca alterar a narrativa em torno do bairro.
O material, disponível a partir desta terça-feira (5), funciona como um guia, apresentando informações detalhadas sobre produtos, serviços, contatos e dinâmicas de funcionamento. O objetivo é orientar tanto os visitantes quanto os residentes, revitalizando a cidade baixa.
A pesquisa, uma fusão entre jornalismo e literatura, revela que mais de 100 iniciativas continuam ativas na Ribeira. Octávio Santiago explica:
“A Ribeira, mesmo fragilizada, segue viva. ‘Enquanto Eu Existir’ mostra que ainda não houve um fim e lança luz sobre um caminho a ser seguido a partir do que persiste e resiste no bairro.”
O conteúdo da publicação abrange uma variedade de setores, incluindo teatros, espaços culturais, ateliês, antiquários, peixarias, lojas de materiais de construção e produtos de pesca, oficinas, bares, bodegas e clubes de remo. Além disso, destaca serviços em extinção, como o conserto de máquinas de escrever, e a arte contemporânea inspirada na Ribeira.
Os registros fotográficos ficaram a cargo de Ian Rassari, conhecido por sua abordagem humanizada. As ilustrações são do estúdio criativo Casulo Cria, enquanto a diagramação moderna é de responsabilidade de Danilo Medeiros.
A publicação estará disponível gratuitamente em três pontos na Ribeira: Ribeira Antiga, Rosas na Cartola e o ateliê de Flávio Freitas. “Enquanto Eu Existir” foi impulsionado pelo edital de Economia Criativa de 2023 do Sebrae-RN e conta com o apoio cultural do Sistema Fecomércio-RN, Sesc-RN, Governo do Estado e Prefeitura de Natal.