Um político muito bem sucedido aqui do Rio Grande do Norte com quem tive oportunidade de trabalhar por alguns anos me ensinou com palavras e ações uma lição muito importante. Ele sempre me falava que “política não se faz com a emoção, política se faz com a razão”. Guardei comigo esse e outros valiosos ensinamentos que pude receber durante o tempo em que trabalhamos juntos.
Quando vejo as reações raivosas de integrantes do Governo do Estado por causa da votação do PL do ICMS na Assembléia Legislativa lembro imediatamente do meu sábio amigo.
Não tenho a ousadia de dar conselho a tanta gente mais capacitada do que eu, mas se fosse ousado diria para deixarem a emoção de lado e agirem com a razão.
A derrota na Assembléia Legislativa deve servir de impulso para novas vitórias, novas conquistas. A frieza e a racionidade deveriam pautar o discurso e as ações desse momento de turbulência.
Segue o jogo, segue a vida, porque a roda da política continua sempre girando.
Governadora Fátima Bezerra presidirá o Consórcio Nordeste
A governadora Fátima Bezerra foi aclamada como nova presidente do Consórcio Nordeste em assembléia geral realizada nesta quarta-feira (13).
Fátima Bezerra tem sido sempre muito atuante nas causas defendidas pelo Consórcio Nordeste que é o principal colegiado regional de gestores estaduais do País.
Flávio Dino foi aprovado para vaga no STF
Flávio Dino teve seu nome aprovado pelo Senado Federal para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Foram 47 votos a favor da indicação de Flávio Dino e 31 votos contrários. Entre os potiguares o senador Rogério Marinho votou contra e os senadores Zenaide Maia e Styvenson Valentim foram favoráveis.
Posse em fevereiro após o recesso do judiciário
Flávio Dino deverá tomar posse no Supremo Tribunal Federal (STF) apenas no mês de fevereiro, quando o Judiciário retoma suas atividades após o recesso.
Com o tempo que existe até a posse no STF aumenta a possibilidade da manutenção do ministro até o segundo mês do ano a frente do Ministério da Justiça. O nome mais cotado para assumir a pasta após a saída de Dino é o do ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski. Corre por fora Ricardo Cappelli, atual secretário-executivo.
Governo Federal paga mais 9,9 bilhões em emendas parlamentares
O Governo Federal pagou nesta semana mais 9,9 bilhões em emendas parlamentares. Com o valor desembolsado o governo chega a marca de 39 bilhões de reais pagos em emendas.
O montante inclui restos a pagar de recursos destinados por parlamentares da legislatura anterior.
A notícia é excelente para Estados e Municípios que enfrentam dificuldades financeiras e por isso perdem a capacidade de investimento.
Final de ano com a política aquecida no RN
O ano vai chegando ao final e as conversas e especulações políticas vão aquecendo.
Em Natal, seguem as conversas e a expectativa por quem será o candidato apoiado pelo bolsonarismo. Também se aguarda uma definição sobre a manutenção ou retirada das candidaturas do deputado Paulinho Freire e da deputada Eudiane Macedo. E ainda falta a definição de quem será o candidato do prefeito Álvaro Dias que até o momento segue como uma grande incógnita.
Em Parnamirim, a espera é pela definição de quem receberá o apoio do prefeito Taveira. Estão na fila de espera secretário Homero Grec (o favorito), o apresentador Salatiel de Souza e a vice-prefeita Kátia Pires (que vem enfrentando denúncias na condução da Lei Paulo Gustavo). A professora Nilda que lidera todas as pesquisas segue trabalhando para fortalecer seu projeto e entrar bem o ano de 2024.
Em São Gonçalo do Amarante, existe ainda a expectativa de um entendimento construído fora do ambiente municipal entre o prefeito Eraldo e o ex-prefeito Jaime Calado. Mas a solução não é fácil e o embate é o caminho mais provável.
Em Mossoró, existe a possibilidade de candidatura da ex-prefeita Rosalba Ciarlini que defendeu a união de toda a oposição. Mas Rosalba também sinalizou que poderia apoiar a deputada Isolda se esta reunir melhores condições de vitória.
Em Apodi, o prefeito Alan Silveira se reaproximou do grupo liderado pelo deputado estadual Neilton Diógenes e este movimento poderá simplificar o processo eleitoral na cidade em 2024.
Em São José de Mipibu, a candidatura do empresário Severino Rodrigues recebeu o apoio de quatro vereadores que anunciaram rompimento com a gestão do prefeito Zé Figueiredo. Com a adesão a oposição conta agora com oito dos treze vereadores da cidade.
As conversas, articulações, idas e vindas, continuam em quase todo o Estado e devem se intensificar durante os meses de janeiro e fevereiro. A política está aquecida no RN.