Entrada de turistas estrangeiros no Brasil cresce 14,8% no mês de maio - O POTI

Entrada de turistas estrangeiros no Brasil cresce 14,8% no mês de maio

Foram 335.652 viajantes de outros países. Desde 2020, o país não registrava a entrada de tantos turistas nesse período. Foto: Alexandre Macieira.

O Brasil tem se destacado como um destino turístico cada vez mais procurado por viajantes internacionais. Dados recentes do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, mostram um aumento no número de turistas estrangeiros no país. Em maio de 2024, 335.652 visitantes internacionais estiveram no Brasil, representando um crescimento de 14,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este é o maior número registrado desde 2020 para o mês de maio.

No acumulado dos primeiros cinco meses de 2024, o Brasil recebeu 3,2 milhões de turistas internacionais, um aumento de 8,6% comparado ao mesmo período de 2023, quando 3.005.505 visitantes vieram ao país.

A Argentina continua sendo o principal emissor de turistas para o Brasil, com 1,1 milhão de visitantes desde o início do ano. Os Estados Unidos e o Chile seguem na lista, com 298 mil e 294 mil turistas, respectivamente.

“Temos trabalhado para que o mundo inteiro saiba que o Brasil voltou, como costuma dizer o presidente Lula. Nos posicionamos nos temas mais importantes dos nossos tempos, como meio ambiente, sustentabilidade, respeito à diversidade e democracia. E as pessoas querem visitar o nosso país, que é diverso, continental e ocupa um papel fundamental nas soluções dos problemas econômicos e ambientais do mundo”, comemorou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Para impulsionar ainda mais o turismo, o governo federal tem implementado diversas ações, incluindo a melhoria da infraestrutura turística, ampliação da conectividade aérea e campanhas promocionais em mercados turísticos estratégicos. Uma das iniciativas é o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), que estabelece parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos para aumentar o número de voos internacionais para o Brasil. A primeira rodada do programa já resultou em um aumento de mais de 70 mil assentos em voos internacionais, com a expectativa de atrair 21 mil visitantes adicionais e gerar aproximadamente US$ 25 milhões em receita.

Governo federal destina R$ 962 mil para infraestrutura turística em São Gonçalo do Amarante