As alunas Geovanna Gabrielle, Karolayne Fernandes e Katyane Fernandes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Lajes, conquistaram medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2023 na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. As três são alunas do Curso Técnico Subsequente em Informática, orientadas pelo professor Robercy Alves, que acompanhou a equipe durante toda a competição e falou sobre como foi trabalhar no projeto com as estudantes.
“A ideia surgiu delas, que estavam muito motivadas. Fui solicitado no projeto e a gente foi estabelecendo metas, objetivos, desafios, e fomos construindo essa caminhada até a Olimpíada”, afirma Robercy, reforçando o interesse e a força de vontade das estudantes.
A expectativa é de que a conquista traga mais recursos e oportunidades para que outros estudantes participem de disputas como a OBA. A aluna Katyane anseia que o IFRN possa criar suas próprias olimpíadas e incentiva a participação de alunas e alunos em competições. “É algo que irá mudar suas vidas. Você é o seu único limite”.
Sobre a Olimpíada
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um evento nacional realizado em escolas brasileiras desde 1998, e conta com a participação de instituições públicas e privadas de ensino fundamental e médio. Seu principal objetivo é reconhecer e premiar o envolvimento dos estudantes brasileiros nas áreas de Astronomia e Astronáutica. A edição de 2023 ocorreu em paralelo com a 42ª edição da Jornada de Foguetes dos dias 28 a 31 de agosto.