Uma nova etapa está prestes a entrar em vigor para quem planeja viajar para a Europa a partir de 2024. O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla em inglês) será responsável por permitir a entrada de turistas nos países da União Europeia (UE), mediante uma taxa de 7 euros (aproximadamente R$ 36,84).
Diferente de um visto convencional, o ETIAS não se trata de uma autorização de entrada, mas sim de um pré-registro online para visitantes de países que não exigem visto europeu para entrar. Aqueles que atualmente necessitam de visto continuarão a requerê-lo.
O procedimento do ETIAS é simples e realizado pela internet antes da viagem. A taxa de 7 euros cobrirá múltiplas entradas por três anos ou até a data de expiração do passaporte, o que ocorrer primeiro. O processo de solicitação será processado em questão de minutos para a maioria dos casos, e a grande maioria das solicitações será respondida em até 96 horas.
Para os interessados em saber mais detalhes e dar início ao processo, o site oficial do ETIAS disponibiliza as informações necessárias. Contudo, é importante observar que o uso de intermediários para a solicitação pode gerar custos adicionais.
Vale destacar que cidadãos de cerca de 60 países fora da União Europeia que atualmente não necessitam de visto para entrar, como Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Singapura e Emirados Árabes Unidos, precisarão se adequar a essa nova exigência. Residentes da União Europeia estarão isentos da cobrança, independentemente de sua nacionalidade.
A implementação do ETIAS é mais um passo que a Europa toma para gerenciar suas fronteiras e garantir a segurança e controle das entradas. Essa medida visa simplificar o processo de entrada para os turistas, uma vez que o ETIAS funcionará de maneira similar ao ESTA nos Estados Unidos. Com essa nova regra, é recomendado que viajantes interessados em visitar países da União Europeia planejem suas viagens com antecedência e realizem a solicitação do ETIAS antes do embarque.