Uma caminhada cheia de informação e conhecimento por diversos pontos históricos da capital potiguar, é para isso que te convida o Natal na Ponta do Pé, projeto que está de volta para a sua segunda edição nos dias 11 e 18 de novembro e 2 de dezembro. A atividade é acompanhada pelo professor e mestre em história, Henrique Lucena, que explica a ideia geral do evento.
“As peculiaridades, personagens, arquitetura, e toda a ideia da subjetividade das temperaturas, sabores e odores da cidade serão abarcadas no deslocamento guiado por três professores de história, sociologia e geografia. A ideia geral é apresentar ao natalense e a todos aqueles interessados, um pouco da cidade em uma perspectiva transversal utilizando vários conteúdos diferentes” conta.
E para que essa grande aula dividida em três dias seja completa, os participantes visitarão uma série de locais importantes para a história de Natal, confira:
- Dia 11 de novembro: Bairro do Alecrim, Cemitério do Alecrim, Praça Pedro II, Igreja de São Pedro e Colégio Nossa Senhora das Neves.
- Dia 18 de novembro: Bairro de Cidade Alta, Praça da Cruz da Bica e Praça das Mães.
- Dia 02 de dezembro: Forte dos Reis Magos.
Interessados podem se inscrever gratuitamente através do site AQUI. Mais informações estão disponíveis no perfil do projeto, confira:
Ver essa foto no Instagram
Com um trabalho já reconhecido no Rio Grande do Norte, o professor iniciou projetos de caminhadas pelos pontos históricos de Natal em 2007, na época em que o vestibular das universidade exigia conhecimentos específicos sobre a conjuntura local. Mais recentemente, o evento passou por atualizações e ampliou o público alvo, não tendo apenas estudantes como participantes.
A ideia chamou a atenção da vereadora Brisa Bracchi, que possui projetos ligados ao patrimônio, a memória e a reutilização desses espaços, e destinou parte da verba do seu mandato para o Natal na ponta do pé, por meio da Prefeitura da cidade. Com isso, o evento pôde passar por ainda mais melhorias e adaptações positivas.
Para o professor, o projeto tem grande importância não só para os participantes, mas para a cidade de Natal.
“O Natal na ponta do pé apresenta a possibilidade de criação de uma identidade ou da consolidação da mesma, em vários segmentos sociais, tanto do ponto de vista etário e econômico, como intelectual. A atividade acaba estabelecendo uma relação de lazer, economia criativa e atividade esportiva, associado diretamente a uma formação intelectual, que acaba por construir uma identidade de cidadania e valorização do espaço, do habitat do natalense, dos visitantes e de todos os interessados em conhecer um pouco da história urbana”, explica.