Está sendo discutida a formação de uma federação composta por PP, Republicanos e União Brasil com possibilidade de já estar em vigor para a eleição desse ano.
A nova federação somaria 151 deputados federais e 17 senadores passando a ter a maior bancada da Câmara e do Senado.
Os efeitos da nova Federação em Natal
Se a formação da nova Federação for confirmada o deputado Paulinho Freire viabilizará de vez a sua candidatura à Prefeitura de Natal.
Paulinho Freire, que é o indicado do União Brasil para a disputa, conta com a simpatia do diretório do PP que em Natal é comandado pelo grupo do ver. Ériko Jácome. O Republicanos que é liderado pelo prefeito Álvaro Dias ainda não anunciou candidatura própria e parece não ter em seus quadros um nome forte o suficiente para chegar ao segundo turno.
Nesse contexto o deputado Paulinho Freire poderia receber o apoio do prefeito Álvaro Dias, do presidente da Câmara Municipal Ériko Jácome, de três fortes nominatas de vereadores e ainda poderia ter o ex-deputado Rafael Mota ou a secretária Joana Guerra como companheira de chapa.
Seria um projeto forte e com potencial de chegar ao segundo turno das eleições na Capital do Estado.
Lula sanciona Orçamento de 2024 com veto à calendário de emendas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, mas com vetos. O principal deles diz respeito ao calendário para a distribuição de emendas impositivas (pagamento obrigatório). As emendas são para senador, deputado e bancadas estaduais.
O presidente vetou trecho do calendário que vinha com a obrigação do empenho dos recursos até 30 dias após a divulgação das propostas. Da mesma forma, o petista retirou inciso no qual todo pagamento de fundos das áreas de saúde e assistência social da União para os entes federados deveria ser feito ainda no primeiro semestre de 2024.
A justificativa é que o prazo estipulado dificultaria a gestão das finanças públicas, “com impacto potencial na eficiência, eficácia e efetividade da administração”.
Fonte: Metrópoles
Fundo Eleitoral garantido
Com a sanção da LDO para 2024, o aumento do valor previsto para o Fundo Eleitoral está garantido.
O montante máximo a ser destinado aos partidos políticos ficou estabelecido em R$ 4,9 bilhões. Os critérios de distribuição da verba consideram o tamanho de cada bancada na eleição anterior.
*Com informações do Metrópoles
Álvaro Dias bem avaliado
De acordo com uma pesquisa realizada pela AtlasIntel, no mês de dezembro, em todas as capitais, o prefeito Álvaro Dias é o sexto prefeito de capital mais bem avaliado do país.
O prefeito de Natal é aprovado por 74%, enquanto 15% desaprovam e 12% não souberam responder.
E por falar em Álvaro Dias
Álvaro concedeu uma entrevista a Tribuna do Norte onde falou sobre política.
Sobre sua sucessão ele disse ainda ser cedo para uma tomada de decisão e falou que a escolha do seu candidato está entre os nomes do deputado Paulinho Freire e dos secretários Rafael Mota, Joana Guerra e Thiago Mesquita.
Sobre a eleição de 2026, Álvaro, disse que a tendência é entrar na disputa majoritária pelo Governo ou por uma das duas vagas do Senado.
E sobre seu berço político, Álvaro, disse que apesar de estar sendo estimulado não acredita que o deputado Adjuto Dias deseje trocar o mandato que exerce na Assembleia Legislativa pela Prefeitura de Caicó.