A Festa de Sant’Ana de Caicó em 2024 gerou um impacto econômico expressivo, movimentando R$ 108,4 milhões, conforme dados apresentados pelo Instituto Fecomércio RN (IFC). Esse valor representa um aumento de 37,3% em comparação com os R$ 78,9 milhões registrados em 2023. Os números foram divulgados nesta terça-feira (27), na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Caicó (Sindivarejo Caicó), em um encontro que reuniu diretores sindicais, empresários, representantes da Paróquia de Sant’Ana e do poder público.
“A Festa de Sant’Ana em Caicó permite a economia girar, sendo um evento muito importante que ajuda a desenvolver o comércio, serviços e turismo. Além de ser uma festa linda de se ver, de encontros e reencontros”, afirmou a presidente do Sindivarejo Caicó, Íldica Vale.
O estudo do IFC RN revelou que 61,5% do público presente era composto por visitantes e turistas, principalmente provenientes do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco. A maioria dos participantes era do sexo feminino (50,7%), com renda entre 2 a 5 salários mínimos (44,7%), e a maior parte estava acompanhada da família (63,2%).
A fidelidade dos frequentadores é notável, com 84,8% dos entrevistados afirmando já terem prestigiado as festividades em Caicó em duas ou mais ocasiões. Entre os principais motivos que atraem os visitantes estão a tradição da festa (55,6%) e a influência de amigos e familiares (30,2%).
Entre os locais mais frequentados durante a festa, estão os shows, com 78,2% de preferência, seguidos pela feirinha e o artesanato (48,4%), missas (43,6%), e bares e restaurantes (40,2%).
Impacto nos negócios
Os empresários locais também perceberam um impacto positivo nos negócios durante o evento. Segundo o levantamento, 76,2% dos empreendedores afirmaram que a festa influencia diretamente suas atividades. Para atender à demanda crescente, 55,7% das empresas aumentaram o estoque e 35,3% investiram na variedade de produtos. Além disso, 27,9% dos empresários contrataram novos funcionários para o período.
Em média, cada empresa atendeu 126 clientes por dia, com um faturamento diário de R$ 3.574,63, o que representa um aumento de 31,1% em comparação ao ano anterior. O investimento médio por setor foi de cerca de R$ 24 mil, um crescimento de 49,8% em relação a 2023.
O pároco da Catedral de Sant’Ana de Caicó, padre Jerônimo Batista, ressaltou a importância dos resultados apresentados. “Os números comprovam a grandeza e grandiosidade da Festa de Sant’Ana em Caicó. Uma celebração que não se faz só e que nos motiva”, declarou, apontando a necessidade de aplicar as avaliações obtidas para melhorar as próximas edições do evento.