Nesta quinta-feira (27), começa do tradicional Festival de Quadrilhas Juninas de Natal, na Praça Pedro Velho. O público está convidado para se encantar com um verdadeiro espetáculo de valorização da cultura nordestina cheio de luzes, cores, magia e descontração. A disputa vai seguir até o domindo (30), reunindo 25 grupos Juninos, entre tradicionais, estilizados e cômicos.
As quadrilhas receberão apoio financeiro para participar do Festival (num total de R$373.940,00 de investimento), além das premiações que totalizam R$187 mil. No Festival de Quadrilhas Juninas poderão participar grupos de qualquer município do Rio Grande do Norte, sendo convidados pela Natal Cultural. A comissão julgadora vai definir as melhores apresentações, avaliando os seguintes critérios:
- Respeito ao tempo estabelecido com cada grupo (até 20 minutos);
- Originalidade;
- Roteiro musical;
- Desempenho do marcador/apresentador;
- Evolução;
- Casamento;
- Animação;
- Figurino;
- Homenagem ou tema;
- Coreografia.
Nas categorias tradicional e estilizada, serão premiadas as quadrilhas do primeiro ao quinto lugar, além de melhor rainha, rei, marcador, casal de noivos e grupo regional. Já na faixa cômica, serão contempladas a campeã e a vice.
A programação desta quinta-feiras terá início a partir das 20h, com a apresentação das quadrilhas juninas na categoria estilizada: Junina Arroxonó; Arroxa o Milho; Cristão Matuto; Junina Tradição; Sangue Matuto; Matutos da Paixão e As Cabritas. O grupo Arraiá da Praia, da categoria estilizada, encerra o primeiro dia de performances. Na sexta-feira (28), também a partir das 20h, será a vez dos grupos Encanto do Agreste (Tradicional); Coração Matuto (Tradicional); Vice Versa (Cômica); Junina São João (Estilizada); Rei do Baião (Tradicional); Junina Rebuliço (Tradicional) e Brilho Matuto (Tradicional) se apresentarem para os jurados e o público.
O brilho, o encanto e a magia das quadrilhas vai seguir durante o final de semana. No sábado (29), a partir das 19h45, as quadrilhas Sertão Junino; Pisa na Fulô; Estrela Matutina; Junina Jeito Matuto; Loucura Junina; Junina Sertão; Encanta São João e Magnólias, todas na categoria tradicional prometem levantar a plateia. No domingo (30), último dia do festival, os grupos entram no pavilhão ainda mais cedo a partir das 18 hrs. A primeira quadrilha será a Junina São Francisco (Tradicional) ; Na seguida pela Arraiá Zé Matuto (Tradicional); Coração Nordestino (Estilizada); Flor do Serão (Tradicional); Balão Dourado (Estilizado); Arraiá Padre Piná (Tradicional) e a Brejo de Ouro (Brejinho).