Festival Sinfônico oferece curso de regência gratuito para maestros potiguares - O POTI

Festival Sinfônico oferece curso de regência gratuito para maestros potiguares

Curso será ministrado pelo Maestro Linus Lerner. Foto: Reprodução.

Neste mês, o projeto Festival Sinfônico oferecerá um curso gratuito de regência para maestros do estado, ministrado pelo Maestro Linus Lerner. O encontro, que é gratuito e acontece entre os dias 18 e 20, reunirá diversos maestros, maestrinas e mestres de Orquestras e Bandas residentes no Rio Grande do Norte. As aulas acontecem no Espaço Cultural João Paulo II – Papódromo e o formulário de inscrição, assim como o material para o curso estão disponíveis AQUI.

O curso faz parte da programação de atividades do projeto Festival Sinfônico, que tem como objetivo proporcionar aos jovens músicos uma experiência de aprendizado, conectando-os com artistas profissionais inseridos no mercado de trabalho. Com ações já finalizadas em Jucurutu e Pau dos Ferros, o projeto segue agora para a cidade de Luís Gomes, no Alto Oeste potiguar, oferecendo aulas gratuitas, masterclasses e apresentações de recitais durante uma semana imersiva aberta ao público no mês de novembro.

Através da parceria com a Fundação José Augusto e a Secretaria Estadual de Cultura, o curso será aberto para todos os regentes interessados, com carga horária de 18 horas e ministrado em dois turnos. Pela manhã, os alunos terão aulas teóricas e, à tarde, aulas práticas de regência orquestral. Com o objetivo de promover a educação musical, apoiar Orquestras Sociais e incentivar o surgimento de Orquestras Jovens, o projeto contará com a participação de pelo menos oito maestros do interior do estado.

“Os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de regência sob a orientação do diretor artístico e maestro titular da OSRN – Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, da OSNH – Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e da SASO – Southern Arizona Symphony Orchestra, com experiência de regência com orquestras jovens, sociais e profissionais. Além disso, o curso vai abranger técnica de regência, interpretação musical, gestão de ensaios e prática com orquestra”, explica Tatiane Fernandes, idealizadora do curso.