A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está redobrando os esforços diante do alerta de chuvas intensas em 137 municípios do Rio Grande do Norte, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quarta-feira (17). Em resposta a essa situação, a gestão recebeu, nesta manhã, membros da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).
A equipe da Força Nacional do SUS foi recebida pela secretária adjunta da saúde, Leidiane Queiroz, juntamente com representantes da Atenção Primária em Saúde e Vigilância Ambiental estaduais. A iniciativa é para reforçar a assistência aos moradores de Ipanguaçu, especialmente aqueles afetados pela sangria do açude Pataxó, onde cerca de quatro mil pessoas estão em situação de maior vulnerabilidade devido ao grande volume de chuvas neste mês de abril.
As atividades incluem apoio à Atenção Primária em Saúde, responsável pelo trabalho direto no município, além de ações de controle ambiental, como monitoramento da qualidade da água e visitas aos abrigos para avaliar as condições. O Hospital da Mulher, em Mossoró, também está preparado para possíveis desastres com vítimas, além de contar com estrutura para pouso de aeronaves, se necessário.