O ADAM, primeiro gel anticoncepcional masculino do mundo, demonstrou uma eficácia de 99% em testes clínicos iniciais, conforme anunciado pelos pesquisadores responsáveis pelo seu desenvolvimento. A tecnologia, um hidrogel não hormonal desenvolvido pela empresa de biotecnologia Contraline nos Estados Unidos, tem a perspectiva de estar disponível para venda até 2027.
Conhecido como “DIU para homens” pelo pesquisador líder da Contraline, Kevin Eisenfrats, o ADAM é projetado para bloquear a saída de espermatozoides nas ejaculações, sendo um contraceptivo duradouro e, ao mesmo tempo, reversível. O gel foi injetado no canal deferente, responsável por transportar os espermatozoides dos testículos para fora do corpo, em um procedimento que durou cerca de 15 minutos, semelhante a uma vasectomia. Realizado em consulta médica e sob anestesia local, o procedimento consistiu em uma pequena incisão abaixo do escroto para acessar o ducto deferente. Após a injeção do gel, o tubo foi reintroduzido e a incisão, fechada.
Os resultados dos testes mostraram uma redução significativa, de 99 a 100%, na contagem de espermatozoides apenas um mês após o procedimento, indicando a eficácia do método contraceptivo em impedir a saída dos espermatozoides. Importante destacar que nenhum evento adverso foi relatado nas semanas seguintes ao procedimento, evidenciando a segurança do gel anticoncepcional masculino.