A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou que, em até 12 meses, será finalizada a modelagem para seis novas Parcerias Público-Privadas (PPPs). O planejamento inclui a concessão de quatro equipamentos estratégicos: o Centro de Convenções de Natal, o Centro de Turismo, a nova estrada de Pipa e a Rodoviária de Mossoró.
O anúncio ocorreu durante a reunião do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado. O processo já está em andamento, com previsão de publicação do edital de estudos na próxima semana. A partir disso, seguem-se etapas como análise documental, aprovação do estudo pelo comitê e, por fim, a licitação para escolha dos concessionários.
Além disso, outros dois projetos estão em andamento: o Porto Indústria Verde, conduzido pelo BNDES, e o Projeto de Eficiência Energética, sob estudo do Banco do Nordeste. Este último tem como objetivo promover o uso de energias renováveis e reduzir os custos energéticos do governo estadual.
“Com a PPP, haverá uma prestação de serviço muito melhor nestes equipamentos, além de investimentos que geram empregos, renda e movimentam a economia local”, avaliou Carlos Henrique de Oliveira Dantas, vice-presidente de PPP e Concessões do SINDUSCON-RN. Ele também defendeu a necessidade de um Plano Estadual de PPPs para atrair mais investimentos privados e organizar os projetos.
Essas parcerias devem beneficiar diretamente o setor de construção civil, com obras de ampliação, modernização ou mesmo construção de novos equipamentos. “Não existe PPP sem construção civil. Tudo isso significa emprego, renda e movimentação econômica para o Estado”, concluiu Dantas.
Equipamentos que serão objeto de PPP:
- Centro de Convenções;
- Centro de Turismo;
- Nova estrada de Pipa;
- Rodoviária de Mossoró.
Projetos em andamento:
- Porto Indústria Verde (BNDES);
- Eficiência Energética para uso de energias renováveis (Banco do Nordeste).
Governadora Fátima Bezerra participa de reunião federal sobre Parcerias Público-Privadas