O Governo do Rio Grande do Norte inaugurou neste sábado (10) a ala pediátrica do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, que passa a contar com 17 novos leitos de internação. A abertura faz parte da primeira etapa de expansão dos serviços da unidade, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Além da ala pediátrica, até a próxima quarta-feira (14), serão inaugurados os prontos-socorros pediátrico e ginecológico, além das enfermarias ginecológica e obstétrica, totalizando 38 leitos. O centro cirúrgico da unidade também começará a operar, ampliando a capacidade de atendimento para urgências e emergências.
A governadora Fátima Bezerra visitou as novas instalações e destacou a importância da expansão. “É um avanço significativo para a saúde do estado, beneficiando especialmente as mulheres e crianças do Oeste Potiguar”, afirmou.
Com a nova ala, o número total de leitos pediátricos disponíveis na região aumentará de 22 para 30, somando as unidades do Hospital da Mulher e do Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia, cujas obras de expansão também serão impulsionadas com essa inauguração.
Para viabilizar os novos serviços, a Sesap estruturou áreas essenciais como lavanderia, central de materiais, sala de raio-x e convocou mais de 200 servidores, entre efetivos e temporários, além de contratar plantões médicos. “Esta inauguração representa um grande avanço para a saúde do Oeste”, destacou a secretária de Saúde Pública, Lyane Ramalho.
Os prontos-socorros do Hospital da Mulher terão 13 leitos, sendo seis para adultos e sete para crianças. As enfermarias clínicas de obstetrícia e ginecologia contarão com oito leitos, divididos igualmente entre as duas áreas.
Os próximos passos da expansão do hospital incluem a realização de cirurgias eletivas, a instalação de um tomógrafo e o início dos partos. A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Cicilia Maia, ressaltou a importância de cada nova entrega para a qualidade do atendimento à população.
Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, passará por reformas no valor R$10,3 milhões