O Governo do Estado do Rio Grande do Norte anunciou um investimento significativo na área de saúde pública, destinando mais de R$ 20,8 milhões para obras de reforma e ampliação em cinco unidades hospitalares localizadas em Natal, Macaíba e São José de Mipibu.
“Estamos fazendo o maior investimento na infraestrutura do SUS no Rio Grande do Norte. Esse conjunto de ordens de serviço é todo para obras de caráter estratégico em prol da melhoria do atendimento à população”, disse a governadora Fátima Bezerra.
Esses investimentos tem o objetivo de aprimorar a capacidade de atendimento nas unidades hospitalares contempladas. Por exemplo, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, será construído um novo centro cirúrgico que dobrará a capacidade atual da unidade. O Hospital Dr. José Pedro Bezerra ganhará um setor de imagem, incluindo equipamentos como Raios-X, endoscopia e ultrassonografia, além de uma nova UTI neonatal com 10 leitos. Em Macaíba, serão adicionados mais 12 leitos clínicos cirúrgicos, permitindo que o hospital realize cirurgias eletivas.
Os hospitais beneficiados por essas obras incluem o Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), Monsenhor Walfredo Gurgel, Giselda Trigueiro, Monsenhor Antônio Barros (São José de Mipibu) e Alfredo Mesquita Filho (Macaíba).
Gustavo Coelho, secretário estadual de Infraestrutura e Lyane Ramalho, secretária estadual de saúde. Foto: Carmem Felix.
As cinco obras são parte do pacote costurado entre SIN e Sesap, que totaliza mais de R$ 45 milhões em investimentos na saúde, por meio de emendas parlamentares e recursos próprios. Com essas ordens de serviço, chegam a 10 as intervenções iniciadas nas unidades de saúde da rede estadual. Já foram emitidas ordens de serviços e iniciadas as obras em Mossoró – Hospital Regional Tarcísio Maia e Laboratório Regional de Mossoró -, em Caicó (Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes), Currais Novos (Hospital Regional Mariano Coelho) e Canguaretama, onde o antigo hospital está sendo transformado na Policlínica do Agreste/Litoral Sul. “Esse é o resultado de uma integração exemplar. É um trabalho imenso, desde a aprovação de todos os projetos até conseguir iniciar o serviço. Hoje temos uma satisfação imensa de poder começar mais essas cinco obras”, destacou o secretário Gustavo Coelho.