O projeto contará com aulões, videoaulas, apoio psicológico e monitoramento do calendário de avaliação
Em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorrerá em novembro, o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), lançou o projeto “Se Liga no Enem”.
O principal objetivo do “Se Liga no Enem” é facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior, oferecendo assistência integral para cerca de 25 mil alunos da rede estadual que estão na 3ª série do ensino médio. Durante o evento de lançamento, a equipe de professores envolvida no projeto foi apresentada ao público.
A secretária de Educação do RN, Socorro Batista, destacou a importância e o impacto positivo esperado da iniciativa. “Com o Se Liga no Enem, estamos proporcionando aos nossos estudantes uma preparação de alta qualidade, que vai além do conteúdo acadêmico, pois também se preocupa com a formação do estudante. Estamos cuidando do bem-estar integral dos alunos, para que possam alcançar seus objetivos com a confiança necessária,” afirmou.
O projeto inclui diversas ações para apoiar os estudantes:
- Mobilização por meio de fóruns de estudantes.
- Solicitação de isenção da taxa de inscrição.
- Incentivo à dedicação contínua até a realização do exame.
- Registro das estatísticas de ingresso ao ensino superior.
Um dos pilares do projeto é o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (AVA/RIEH), que oferece recursos como videoaulas, palestras, materiais de estudo e simulados. Esta parte do projeto é realizada em parceria com a Coordenadoria de Inovação e Tecnologias Educacionais (COINTE).
Além do suporte educacional, o projeto proporciona orientação psicológica, psicopedagógica e nutricional, garantindo um apoio completo aos estudantes.
A estudante Letícia Barros, da Escola Estadual em Tempo Integral Walfredo Gurgel, expressou sua satisfação com a iniciativa. “São muitos os temas que temos que estudar para o Enem. O projeto vai nos ajudar a ter um direcionamento, sendo muito importante para complementar o estudo que temos em sala de aula. Estou me preparando muito para esse momento e estou confiante na aprovação”, disse Letícia, que busca uma vaga no curso de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
As Diretorias Regionais de Educação e Cultura também receberão apoio para a realização de aulões presenciais e virtuais, complementando a preparação dos estudantes. “Esses aulões são fundamentais para revisar conteúdos e sanar dúvidas, além de incentivar o acompanhamento dos responsáveis pela trajetória educacional e progressão na carreira estudantil dos alunos”, explicou Manoel Neto, subcoordenador de Ensino Médio.