Nesta terça-feira (27), o Ministério do Trabalho e Emprego anunciou o lançamento do FGTS Digital, uma plataforma que tornará mais fácil e direto o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os empregadores. Com interface totalmente baseada na web e utilizando as informações do eSocial como base de dados, o FGTS Digital promete simplificar todos os procedimentos relacionados ao FGTS.
De acordo com o cronograma estabelecido na Portaria MTE nº 3.211/2023, a implementação do FGTS Digital está marcada para o dia 1º de março. A partir dessa data, a plataforma será responsável por todo o recolhimento mensal e rescisório do Fundo.
Entre os principais benefícios oferecidos pelo FGTS Digital estão:
- Facilidade na emissão e personalização de guias;
- Agilidade no processo de individualização, garantindo que os valores recolhidos sejam depositados nas contas vinculadas dos trabalhadores;
- Rapidez no pagamento de FGTS em atraso, permitindo o recolhimento de vários meses em uma única guia;
- Cálculo automático da multa do FGTS com base no histórico de remunerações do eSocial;
- Ferramenta automática para recomposição de salários de períodos anteriores e pagamento da indenização compensatória.
Além disso, a utilização do Pix como método de pagamento do FGTS promete trazer ganhos em termos de confiabilidade, agilidade e facilidade, otimizando ainda mais o processo de individualização na conta do trabalhador.