Os ministérios da Educação e das Comunicações afirmaram que o governo federal pretende disponibilizar internet de qualidade em todas 2.760 escolas das redes municipal, estadual e federal de ensino do Rio Grande do Norte até 2026. Com isso, mais de 630 mil estudantes serão beneficiados.
De acordo com dados do ministério da Educação, 99,2% das escolas do estado já possuem conexão com a internet. Contudo, 38,6% delas não têm conectividade com velocidade adequada para uso de alunos e professores em sala de aula. Além disso, 43,5% das escolas (1.202) não contam com rede Wifi instalada, e 22 estão totalmente desconectadas.
A estratégia do governo é dividida em seis eixos:
- Competências e formação;
- Currículo;
- Conectividade;
- Dispositivos e ambientes;
- Gestão e transformação digital;
- Recursos educacionais digitais.
“A ideia é garantir que as escolas que não têm banda larga fixa sejam as primeiras a serem atendidas nesse programa. Neste momento, 79% dessas escolas estão nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, então serão as escolas que terão prioridade nessas etapas da Estratégia”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
As escolas públicas brasileiras serão conectadas por fibra ótica ou via satélite com uma velocidade apropriada para fins pedagógicos. Além disso, as unidades de educação contarão com cobertura completa de rede Wi-Fi. Já para as escolas que não possuem acesso à energia elétrica ou que possuem acesso somente à energia elétrica de gerador fóssil, será viabilizada a conexão com a rede pública de energia ou serão disponibilizados geradores elétricos fotovoltaicos.