Henrique Lucena lança blog sobre história, personalidades e curiosidades da cultura potiguar - O POTI

Henrique Lucena lança blog sobre história, personalidades e curiosidades da cultura potiguar

Professor henrique lucena
Henrique Lucena é bacharel e mestre em história e atua há 26 anos como professor das mais renomadas escolas de Natal. Foto: Cedida.

A partir de hoje (18), o historiador e professor Henrique Lucena assina o blog Henriquecendo nO POTI, destinado a explorar diversos aspectos da história, personalidades e curiosidades culturais do Rio Grande do Norte.

O Henrique destaca a amplitude temática do blog, abordando cultura, política, estética, arte e curiosidades do estado e, quando relevante, do Brasil e do contexto internacional. Ele ressalta ainda a acessibilidade do conteúdo, projetado para atrair um público diversificado, desde adolescentes até adultos.

“Todos aqueles que se interessem em desbloquear o cérebro e saber um pouco mais sobre o que é o mundo tendo as necessidades de ter um olhar de construção, sobre as possibilidades de elaboração do mundo”, explica.

O historiador discute a importância de preservar e compartilhar a história e cultura potiguar, argumentando que a falta de conhecimento sobre as tradições locais dificulta a compreensão da cidadania e a formação de sujeitos sociais ativos.

Ao destacar aspectos notáveis da história e cultura potiguar, Lucena menciona figuras como Newton Navarro, Zé Areia e Maria Boa, que contribuíram significativamente para a identidade brasileira. Ele revela detalhes intrigantes, como Natal sendo berço de artistas modernistas e precursora no poema processo, além de ter uma influência internacional reconhecida.

“Quem já parou para pensar que o Rio Grande do Norte tem um dos maiores inventores da aviação mundial, ou que a própria capital potiguar foi citada no Congresso norte-americano duas vezes pelo próprio presidente Roosevelt?”, questiona.

O professor ainda convida os leitores a contribuir na divulgação e a participar de um diálogo construtivo. Ele busca uma integridade intelectual e incentiva uma discussão informada, onde os leitores possam sugerir acréscimos e discordar construtivamente.

Confira o primeiro conteúdo:

Descubra o segredo da paçoca: mais que um alimento, uma técnica de produção

Siga Henrique Lucena nas redes sociais: