Nesta quinta-feira (20), fazedoras de cultura estarão reunidas am Natal para trocar experiências, fortalecer organizações e incentivar a participação feminina na construção de políticas públicas. O I Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Ministério das Mulheres, foi aberto na terça-feira (18) no Complexo da Rampa. A cerimônia contou com apresentações culturais e as presenças das ministras Margareth Menezes (MinC) e Cida Gonçalves (Ministério das Mulheres), além da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.
A programação do seminário inclui debates, mesas temáticas e oficinas para promover o diálogo e a construção coletiva de saberes. Apresentações culturais com mulheres de diversos segmentos culturais do país serão realizadas ao final de cada dia. Um caderno temático será produzido ao final do evento, documentando a relatoria e os processos para suporte em experiências similares.
“Queremos fortalecer a participação das mulheres nos lugares de poder não só na cultura, mas em todos os espaços. Nós temos competência para isso, e está na hora de darmos novos passos e trazer a nossa colaboração para o âmbito da política, dos lugares de comando”, declarou a ministra Margareth Menezes.
A ministra Cida Gonçalves destacou a importância política da cultura e a participação feminina: “A cultura sempre foi a melhor expressão de resistência política nesse país. Sempre teve um papel fundamental na construção da democracia e a maioria das mulheres está presente nesse setor.”