A estátua de Nossa Senhora de Fátima, que será o centro do Santuário em construção na Zona Norte de Natal, chega à capital nesta quinta-feira (26), por volta das 12h. A recepção está programada para ocorrer na entrada da cidade, seguida de um cortejo até o local do santuário, projetado para impulsionar o turismo religioso na região.
Com 35 metros de altura e uma base de 8 metros, a imagem faz parte de um investimento de R$ 5 milhões coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. O projeto busca unir devoção e fortalecimento econômico. Para o prefeito Álvaro Dias, a obra “é um projeto muito importante que vai trazer divisas para Natal, incrementar o turismo religioso e, por consequência, a geração de emprego e renda, uma das prioridades da nossa gestão”.
O Santuário de Nossa Senhora de Fátima será um espaço multifuncional, combinando elementos de fé, cultura e educação. Entre as principais atrações, o complexo contará com:
- Uma praça no formato do Espírito Santo, dedicada aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
- Um anfiteatro destinado a eventos culturais.
- Um prédio administrativo, que abrigará cursos de formação para crianças.
Uma réplica exata da Capelinha das Aparições, seguindo as dimensões da original localizada em Portugal, também será erguida no local, reforçando a ligação com a história das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Outros elementos incluem um vitral de 13 metros, um espelho d’água e uma imagem do Anjo, elementos que simbolizam a espiritualidade do espaço.
A construção da estátua é de responsabilidade da administração municipal, enquanto as demais obras do complexo estão sob a coordenação da Arquidiocese de Natal. A colaboração entre poder público e a igreja busca transformar Natal em um destino nacional de turismo religioso.
Monumento de Nossa Senhora de Fátima, no Pajuçara, custará R$ 5,1 milhões