IMD desenvolve aplicativo para combater violência contra as mulheres - O POTI

IMD desenvolve aplicativo para combater violência contra as mulheres

Aplicação funciona como um canal direto com a polícia e permite acionar rápida e discretamente as autoridades em caso de risco à integridade física – Imagem: IMD/UFRN.

O Instituto Metrópole Digital (IMD) lançou o aplicativo Salve Elas, uma ferramenta desenvolvida pelo projeto Smart Metropolis com o objetivo de auxiliar no combate à violência contra mulheres no estado do Rio Grande do Norte. O aplicativo, disponível para download no Google Play, estabelece um canal direto com as autoridades, permitindo que usuárias acionem rapidamente a polícia em casos de risco à integridade física.

Conectado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o Salve Elas opera como uma aplicação discreta e ágil. Segundo Frederico Lopes, professor do IMD envolvido no desenvolvimento, a solução representa um avanço na integração de tecnologia à segurança e ao bem-estar da população.

Quando falamos de Cidades Inteligentes, falamos de uma cidade que faz uso, entre outros recursos, de tecnologia pelo bem do cidadão. E uma das premissas é que os sistemas sejam integrados, ou seja, que as soluções de vigilância e segurança conversem entre si. E o aplicativo foi criado nesse contexto”, comenta Lopes.

O aplicativo, lançado oficialmente em dezembro de 2023, emite alertas de perigo automaticamente ao Ciosp quando acionado. Além da discrição e praticidade, o Salve Elas oferece a vantagem do acompanhamento em tempo real da vítima, informando à polícia o local exato da ocorrência.

A aplicação está associada às Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs), responsáveis pela segurança de mulheres em situações de risco. Para utilizar o aplicativo, a usuária deve realizar o download e registrar-se na DEAM mais próxima, uma medida que visa prevenir o uso indevido do sistema.